CULTURA
Troféu Gonzagão homenageia Elba Ramalho e outras estrelas da música nordestina
Maior prêmio da música nordestina vai ser entregue em Campina Grande.
Publicado em 03/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 03/05/2018 às 14:33
Maior premiação da música nordestina, o Troféu Gonzagão acontece na noite desta quinta-feira (3) tendo como principal homenageada a cantora Elba Ramalho. Mas a cantora paraibana não é a única, uma constelação de artistas também vai receber o prêmio, que chega à 10ª edição em 2018. O evento vai ser realizado no Garden Hotel, em Campina Grande.
O Gonzagão é uma realização do Instituto Intercultural Brasil (Inbra), da Prefeitura Municipal de Campina Grande e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Rede Paraíba de Comunicação.
De acordo com Rilávia Cardoso, realizadora do evento, Elba Ramalho foi escolhida como principal homenageada por tudo que já fez pela valorização do forró. “Elba além de ser uma das maiores artistas brasileiras, se destaca como atriz, produtora musical e instrumentista que teve um papel determinante para que o forró conquistasse os grandes palcos do mundo. Sua trajetória artística marcada pela voz inconfundível e energia extraordinária projetou o forró nas melhores casas de shows nacionais e internacionais”, afirmou.
Além de Elba, também serão homenageados o cantor e compositor Gonzaguinha pela genialidade e beleza da sua obra musical, e também o filho dele, o músico Daniel Gonzaga; o Trio Nordestino pelos seus 60 anos de sucessos ininterruptos e inesquecíveis; o Trio Mossoró que mantém única formação durante 62 anos de uma bela trajetória e vozes excepcionais; e o cantor paraibano Flavio José.
Durante o evento, outros nomes também se destacam. É o caso do cantor e compositor Dorgival Dantas, responsável por inúmeros forrós de sucesso; o cantor Mestrinho que se destaca como exímio instrumentista e produtor musical; o escritor, poeta e dramaturgo Bráulio Tavares; o produtor musical José Milton que assinou o trabalho de importantes nomes da MPB; o maestro Adelson Viana, notório arranjador, compositor e instrumentista; Ivan Dias e Frederico Zanforlin que têm feito um trabalho essencial na divulgação da música nordestina através do Festival Rootstok Brasil e Paulinho Rosa do Canto da Ema, importante empresário que abriu as portas para muitos artistas cantarem em sua casa de show.
Histórico
Há 10 anos, dentro de uma clínica de odontologia em Campina Grande, surgia aquele que seria o maior evento da música nordestina: o Troféu Gonzagão. Idealizado pelos dentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, o prêmio nasceu com a proposta de difundir e preservar a história construída, musicalmente, por muitas mãos e vozes, através de importantes referências musicais que se destacam no Nordeste, no Brasil e em muitos outros países.
Com esse intuito, em 2008, foi realizada a primeira edição homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Em 2018, o Troféu Gonzagão representa um marco comemorativo e histórico do evento que ao longo de 10 anos homenageou artistas como Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Dantas, Marinês, Sivuca, Nando Cordel, Raimundo Fagner, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Falamansa, Carlinhos Brown além de cineastas, escritores, cordelistas e demais ativistas culturais que promovem a divulgação e preservação do forró.
“O Troféu Gonzagão é a evocação de uma cultura que tem como bandeira o forró e que se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país”, afirma Ajalmar Maia.
Comentários