icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Tulipa Ruiz conversa sobre seu terceiro álbum, 'Dancê'

Cantora e compositora paulistana investe em repertório mais dançante em disco que traz a participação de João Donato

Publicado em 12/05/2015 às 8:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:13

“É um disco para ser celebrado com o corpo”, define Tulipa Ruiz em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA sobre o seu terceiro disco, Dancê (Pommelo Distribuições/Natura Musical, R$ 30,00), lançado no começo deste mês.

“Foi uma sonoridade desenvolvida na estrada, entre um disco e outro, um processo diferente dos outros discos anteriores”, explica. “Efêmera (2010) é um disco de detalhes, Tudo Tanto (2012) é sobre o universo da mulher, e o Dancê é mais abrangente, acho que é um disco mais atemporal”.

Usando muito sopros e metais, com letras dinâmicas – na sua maioria assinadas pela própria cantora paulista e seu irmão, Gustavo Ruiz –, quase um ‘trava-língua’ (“Varia, veria, viria, voaria”, diz o refrão de ‘Virou’, com participação de Felipe e Manoel Cordeiro), Tulipa confirma que os estímulos do novo trabalho vão realmente para esses lugares, o impulso de começar a bater o pé e a vontade de cantar. “Quando falo em dança, ela pode ser numa festa ou pista, mas também não impede de ser uma dança só com você”.

Além de parceiro nas composições e guitarrista, o irmão da cantora e compositora paulista também produziu todos os discos dela. “Gustavo e eu temos uma diferença de idade pequena. Na adolescência, tínhamos um repertório de vida parecido, nossa turma era a mesma e curtíamos as mesmas músicas”, relembra. “É muito tranquilo acertar e errar com o Gustavo. Nossa intimidade é muito produtiva”.

Em Dancê, a música de trabalho é ‘Proporcional’, que fala sobre o encontro entre pessoas de diferentes formatos (“Visto GG, você P”, diz a letra).

Em outras faixas – assim como o single ‘Megalomania’ (2014), cuja criação foi realizada junto com a banda –, algumas letras vieram puxadas do fundo da memória cotidiana como em ‘Reclame’, com direito a um ‘plim-plim!’ da Globo no meio da música. “Estava fazendo o arranjo em conjunto com o meu conjunto e de repente veio: ‘Trague seu amor de volta’, como se fosse um jingle de rádio de lambe-lambe”.

‘DONATIANO’
O ícone da bossa nova João Donato é o convidado na faixa ‘Tafetá’, cujo o piano elétrico utilizado pelo músico foi emprestado do Marcelo Janeci (creditado nos agradecimentos). “É uma declaração de amor pra ele. Sua presença foi fundamental. Com 80 anos, Donato é um menino com brilho no olho”.

Junto com o ritmo bossa-novista, há um clima de ‘fim de festa’ na penúltima música do CD, ‘Old boy’, mais calma com o sax tenor como protagonista. “É o momento de respiro que te leva pra um lugar mais tranquilo, pra escutar com o olho fechado. Apesar de falar da morte, tentei tocar no assunto da maneira mais dócil possível”.

Completando as participações especiais, a banda paulistana Metá Metá (‘Algo maior’), multi-instrumentista Kassin (‘Físico’) e o guitarrista veterano Lanny Gordin (‘Expirou’).

Além do irmão, o pai de Tulipa Ruiz, Luiz Chagas, divide tanto a parceria nas composições (‘Reclame’, ‘Algo maior’ e ‘Virou’), quanto nas guitarras (‘Jogo do contente’, ‘Elixir’, ‘Prumo’ e ‘Proporcional’).

Além das 11 faixas “para ouvir com o corpo”, Dancê chama a atenção pelo cuidado de designer do CD: com desenhos da própria Tulipa, a luva de acetato quando retirada promove um efeito ótico de movimento na arte. “Queria uma parceira gráfica no ramo do livro. O projeto é da Tereza Bettinardi. Ficou cheio de charme”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp