CULTURA
UEPB inaugura novo museu em Campina
Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAC) tem 184 peças. Público pode visitar na próxima terça.
Publicado em 06/06/2012 às 8:00
Os campinenses ganharam na noite de ontem mais um importante equipamento cultural com a inauguração do Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAC) da UEPB. O público só poderá visitar o novo museu a partir das 8h da próxima terça-feira.
O MAC recebeu um investimento de R$ 12,5 milhões e irá abrigar 184 peças de artistas renomados como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Pedro Américo. A reitora da UEPB, Marlene Alves, enfatizou que a obra é um grande presente para Campina Grande e fortalece a política de ensino, pesquisa e extensão da UEPB. “Este museu amplia o acesso dos campinenses à cultura e contribui para a formação e educação das gerações futuras”, ressaltou Marlene.
Durante a solenidade, a reitora atribuiu a concretização do projeto à assessora de Museus da Paraíba, Sílvia Cunha Lima, e ao ex-governador Cássio Cunha Lima, que estiveram empenhados desde o início. “Um projeto que parecia impossível hoje é realidade. Precisávamos de um lugar para guardar o rico acervo de Assis Chateaubriand”, afirmou Sílvia.
Já o senador Cássio Cunha Lima enfatizou que Campina Grande ganha um museu que se iguala aos melhores equipamentos das metrópoles brasileiras. “O museu não guarda apenas o passado, mas restaura a história”, destacou o senador.
O Museu foi aberto ontem com a exposição “Artistas Paraibanos Modernos e Contemporâneos” que conta com trabalhos de 12 artistas. O MAC foi construído em uma área total de 1.500 m² e conta com salas de exposição permanente e temporária; auditório com capacidade para 115 pessoas, entre outros equipamentos.
Comentários