icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Última semana do 'Meu Espaço' tem programação divulgada pela Funesc

Transmissões online foram idealizadas para ajudar artistas paraibanos na pandemia.

Publicado em 04/06/2020 às 10:37 | Atualizado em 04/06/2020 às 14:15


                                        
                                            Última semana do 'Meu Espaço' tem programação divulgada pela Funesc
Espaço Cultural José Lins do Rego | Foto: Francisco França

				
					Última semana do 'Meu Espaço' tem programação divulgada pela Funesc
Foto: Francisco França. Espaço Cultural José Lins do Rego | Foto: Francisco França

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nesta quinta-feira (4), a última semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’, que acontece a partir da próxima segunda-feira (8) a sexta-feira (14). Ao todo serão 17 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações, exibidas através do canal da Funesc no YouTube.

Serão quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perdeu a estreia ou quiser assistir maratonando.

O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A sessão de estreia aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 22,5 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística.

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Última semana

A segunda-feira (8), começa com o vídeo ‘Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas’, com Tatiane Almeida. Em seguida, entra em cartaz ‘Milonga Virtual’, com Leo Medina, mostrando sua paixão pelo tango. Na área de teatro, Geyson Luiz exibe a performance Pupilo. O dia termina com ‘Mastigando poesia popular na quarentena’, com Quelyno Souza.

Já a quarta-feira (10) começa com um vídeo sobre ‘O Popular e outras problemáticas’, do antropólogo Darllan da Rocha. Em seguida, estreia o curta ‘Te vejo da janela’, de Lívio Brandão. A literatura é representada por ‘Visitas’, com Thiago Costa. Na sequência, será exibido ‘Viola Violada’, do artista visual Cledyr Pinheiro. Para fechar o dia, estreia o vídeo ‘Slam sinalizado: o surdo tem mãos, o surdo tem voz’, com Kizy Poesia.

Na sexta-feira (12) será exibida a videoaula sobre ‘Cinema na Paraíba: primeiras histórias’, de André Dib. A cultura popular entra em cena com ‘Mestra Têca: suas histórias e trajetória’. Para amantes da dança, a artista Flávia Espinosa mostra o passo a passo do sapateado em ‘Tap em casa!’. Na sequência, o músico Difaria apresenta ‘Dias Nublados’.

Já o domingo é para curtir em família, trazendo opções para adultos e crianças. O dia de exibições começa com ‘Ballet para todos’, de Eduardo Cezário. Em seguida, Flávio Lira entra em cena com a história do Mágico de Oz e dicas de brincadeiras e diversão em casa com o vídeo ‘Quem conta um conto se diverte um tanto’. Na sequência, Caio Fernandes mostra seus conhecimentos circenses e de dança com números de 'Acrobacia de solo’. Quem fecha a programação é ZEBB com sua proposta musical ‘Ouroboros’.

Sinopses - Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual

08/06 – SEGUNDA

17h – Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas

Tatiane Almeida - HQ - João Pessoa

Sinopse:  Tatiane Almeida mostra com exemplos práticos e materiais simples, os passos para criação de uma tirinha, desenvolvimento do seu objetivo narrativo, além de dar vida e expressão aos personagens. Recomendado para quem quer  desenhar e aperfeiçoar sua arte de maneira simples com materiais que todos temos em casa. Tempo:  17’55”

Ficha técnica -  Gravação de vídeo; edição de imagens: Tatiane Almeida

Redes sociais:

Instagram: @tatifazdesenhos

17h30 - Milonga Virtual: Tango&Passion

Leo Medina Tango&Passion - Dança- João Pessoa

Sinopse: Opção virtual de uma oficina-show e baile de tango, comumente denominado  de ‘milonga’. Vídeo combina oficina de dança e música, dos diferentes gêneros do tango, show de música ao vivo com o duo ‘Tango & Pasión’ com coreografia de dançarinos da Casa 'Dança a Dois', e uma playlist de músicas para que o público possa dar continuidade ao baile dentro de casa.

Ficha Técnica - Ideia,Criação, Produção, Direção, Edição, Violoncelos: Leo Medina / Violões e Voz: Gastón Mondino /Aulas, Produção, Coreografias: Paulo Henrique Rocha / Aulas e Coreografias: Raquel Dantas / Participação Especial: Percussão: Ninno Amorim

Redes sociais:

Facebook: Leo Medina

Instagram: @leoargencello

YouTube: Leo Argencello

18h15 - Pupilo - Web perfor, Portelinha

Geyson Luiz – Teatro – João Pessoa

Sinopse: Portelinha se iniciou perante os grandes problemas existentes na atualidade. Nela há referências à obra ‘Fallen Angel’ (anjo caído), ao filme ‘Eu ainda estou aqui, de 2010, encenado pelo ator Joaquin Phoenix,  e a canção “Scatterbrain”, da banda Radiohead. A performance é assinada por Pupilo, clown de Geyson Luiz, que com humor usa a linguagem do hip Hop como base de todo processo criativo. É uma reflexão do uso tecnológico das redes sociais e sua poesia. E também para abordar esse questionamento existencial trazido por esse momento de isolamento social. Portelinha é um nome carinhosamente chamado pelos moradores da comunidade Girassol, no bairro de Mangabeira.

Ficha técnica - Texto, performance, direção: Geyson Luiz (Pupilo)

Redes sociais:

Instagram: @_pupilo

18h45 - Mastigando poesia popular na quarentena

Quelyno Souza - Literatura- João Pessoa

Sinopse: Oito poemas declamados (sendo cinco de autoria do próprio Quelyno Souza). Em 21 minutos, artista também apresenta 16 fragmentos (estrofes) de poesias recolhidas de diversos autores.

Ficha técnica – Roteiro, gravação e edição: Quelyno Souza

Redes sociais:

Facebook: Quelyno Souza

Instagram: @quelynosouza

10/06 – QUARTA

17h - O Popular e outras problemáticas

Darllan da Rocha - Culturas Populares – João Pessoa

Sinopse: Vídeo aborda inquietações reflexivas sobre os diferentes aspectos remetidos ao Popular. Refletindo sobre a denominação do Popular vinculado, sobretudo, em áreas voltadas à promoção cultural e artística (como Cultura Popular e Arte Popular), o antropólogo Darllan da Rocha busca demonstrar as implicações que o termo carrega ao categorizar determinados grupos e pessoas nestes campos como formas de reificação e manutenção de desigualdades sociais.

Redes sociais:

Instagram: @darllan.darocha

Vimeo: Darllan DaRocha

17h30 - Curta Te vejo da janela

Lívio Brandão – Cinema - Cabedelo

Sinopse:  [Dir. Lívio Brandão, Documentário, Cor, 09’55’’, Cabedelo,PB, 2020] -  Com o início do isolamento social causado pela disseminação do novo corona vírus, COVID-19, as pessoas tiveram que mudar a dinâmica de suas vidas e readequar seu cotidiano a uma nova configuração. Diante disto, este filme expõe depoimentos de quatro famílias sobre as mudanças causadas. Sem poder sair de casa, o filme busca captar, da janela, a nova realidade da vizinhança.

Ficha técnica - Concepção, direção, roteiro, edição: Lívio Brandão

Redes sociais:

Facebook: Livio Brandao

Instagram: @liviobrandao

17h45 - Visitas

Thiago Costa - Literatura - João Pessoa

Sinopse: O vídeopoema chamado “Visitas” é uma coletânea de orikis que estão no meu primeiro livro que se chama “Obé – poesias y orikis”. A partir do isolamento social que estamos vivendo, o nome que intitula esse trabalho está relacionado à possibilidade que estas divindades e manifestações podem ter em nossas vidas nesse momento. Cada poesia é escrita como uma visita dessas forças que nos rondam.

Ficha técnica: Direção, câmera, edição: Thiago Costa

Redes sociais:

Instagram: @thiago.alcosta

18h15 - Viola Violada

Cledyr Pinheiro - Artes Visuais - João Pessoa

Sinopse: Relatos de experiência sobre a produção do artista, juntamente com o desenvolvimento de uma obra original, intitulada ‘Viola Violada’.

Ficha Técnica - Artista: Cledyr Pinheiro / Auxiliar de gravação e edição de vídeo: Cledinaldo Júnior

Redes sociais:

Facebook: cledyr pinheiro

Instagram: @cledyrpinheiro

YouTube: cledyr pinheiro

19h - Slam sinalizado: o surdo tem mãos, o surdo tem voz

Kizy Poesia - Poesia Falada – João Pessoa

Sinopse: Vídeo apresenta o gênero poético slam numa perspectiva cultural surda. Sendo assim, o slam sinalizado traduz as angústias e lutas vividas pela comunidade surda na sociedade. É um retrato poético dos sentimentos e sensações vividas no universo surdo. A apresentação aborda três temáticas de relevância social: o movimento feminista surdo, a empatia e o valor da acessibilidade. A apresentação conta com uma sessão onde se pode conhecer como surgiu o movimento slam sinalizado no país e como a artista se inspira e trabalha para manter essa arte viva.

Ficha técnica -  poesia, roteiro, direção: Kizy Poesia / Intérprete de libras: Nemu Lima

Redes sociais:

Instagram: @kizypoeta / Intérprete de libras: @nemu.lima

12/06 – SEXTA

17h - Videoaula Cinema na Paraíba: primeiras histórias

André Dib – Cinema – João Pessoa

Sinopse:  [Dir. André Dib, vídeo aula, cor, 31’51”, João Pessoa, PB, 2020] Os principais eventos que constituem a memória do cinema na Paraíba apresentados no formato videoaula. Primeiros filmes, sessões, escolas, publicações e cineclubes. Primórdios que revelam diferentes origens e formações de um imaginário presente e influente nas formas de pensar e fazer cinema no estado. Tempo total do vídeo: 31’51”

Ficha técnica - roteiro, direção, edição: André Dib

Redes sociais:

Facebook: André Dib

Instagram: @andredib

Site: www.andredib.wordpress.com

Twitter: @andredib

17h45 – Mestra Têca: Suas Histórias e Trajetória

Mestra Têca do Coco (Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito)  - Culturas Populares - Cabedelo

Sinopse: Bate-papo descontraído com Terezinha da Silva Carneiro, mais conhecida como Mestra Têca do Coco. Nele, ela irá mostrar aos internautas toda a sua trajetória enquanto Mestra das Artes e também sobre o legado deixado por seu pai, O Mestre Benedito, que fundou o grupo Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, o qual ela hoje comanda.

Redes sociais:

Facebook: Benedito Coco

Instagram: @mestrebenedito

18h15 – Tap em Casa!

Flávia Espinosa - Dança - João Pessoa

Sinopse: Videoaula ensina a técnica básica do sapateado americano para a população que permanece em casa. Além de ser uma expressão artística, o sapateado proporciona o desenvolvimento da percepção musical e coordenação motora. A ideia da videoaula é introduzir a história do sapateado, suas influências e sua técnica. Flávia Espinosa apresenta o sapateado para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Embora seja uma dança que tenha um instrumento específico (sapato) que nem todos dispõem, a estratégia da vídeo aula é passar a técnica básica, mostrando os movimentos dos joelhos e pés.

Ficha Técnica – Elenco, direção, roteiro: Flávia Espinosa / Edição: Flávia Espinosa e Wanessa Paiva / Produção: Wanessa Paiva

Redes sociais:

Facebook: Flávia Espinosa

Instagram: @fla.esp

18h45 - Dias Nublados

Difaria - Música - Campina Grande

Sinopse: Seis canções autorais inéditas, gravadas ao vivo no home stúdio de Difaria com o auxílio de equipamentos profissionais de gravação e de loop station. Pré-estreia do material que será lançado nas plataformas de streaming. Beats são disparados por equipamento de loop station, enquanto Difaria canta, toca guitarra, violão e teclado, adicionando instrumentos em tempo real e improvisando nos instrumentos.

Ficha técnica -  Captação de imagem e áudio; execução das músicas; loopstation; Edição: Difaria

Redes Sociais:

Facebook: Lucas Difaria

Instagram: @difarialucas

YouTube: Difaria

14/06 – DOMINGO

17h - Ballet para Todos

Eduardo Cezário - Dança - João Pessoa

Ballet para Todos é uma aula/oficina para iniciantes de todas as idades. Foi pensada para

demonstrar que a arte do Ballet poderá ser aprendida em qualquer fase da vida e em

qualquer circunstância.

Ficha Técnica – Ministrante, roteiro, edição: Eduardo Cezário  /Filmagem: Everton Cezário

Redes sociais:

Facebook: Eduardo Cezário

Instagram: @balletcezario

17h45 - Quem conta um conto se diverte um tanto

Flávio Lira - Contação de História - Cabedelo

Sinopse:  Atores contam o clássico ‘O Mágico de Oz’ (de  Lyman Frank Baum), que conta as aventuras da Menina Dorothy e seu cão totó. Ela percebe que "não há lugar melhor do que a nossa casa".  A partir desta frase o grupo discute, por meio da contação da história, como é possível ressignificar o próprio lar. Como recurso cênico, lúdico e poético é utilizada a manipulação de objetos existentes dentro de uma residência. Uma panela que representar o homem de lata, um espanador representa o espantalho ou um ventilador que vira o personagem do leão.  Após a contação, os atores ensinam a explorar diversas possibilidades de jogos recreativos se utilizando desses mesmos objetos , para que os pais e mães junto aos seus filhos e filhas possam se divertir e se movimentar criativamente em suas casas.

Ficha técnica – ator e diretor: Flávio Lira / brincante e filmagem: Gilzinha Matias / Ator: Elias Matias

Redes sociais:

Facebook: Flávio Lira

Instagram: @flaviolira010

18h15 - Acrobacia de Solo

Caio Fernandes -Circo - João Pessoa

Sinopse: Depoimento de vida do artista e realização do número de Acrobacia de Solo, com interpretação de algumas músicas, envolvendo as linguagens do circo e da dança, simultaneamente.

Ficha técnica – Autor, edição: Caio Fernandes

Redes sociais:

Facebook: Caio Fernandes

Instagram: @caiofernadesaraujo

18h45 - ZEBB - Ouroboros

ZEBB - Música - João Pessoa

Sinopse: Ouroboros é uma performance de música experimental computacional que une elementos da cultura afrobrasileira a timbres da música eletrônica, com uma característica experimental, propondo ao público um espaço sinestésico de visitação de uma memória ancestral atualizada através do uso do computador e da música eletrônica como instrumentos de diálogo passado-presente-futuro.

Ficha técnica – Performer; Direção do registro audiovisual: ZEBB / Suporte no registro audiovisual: Fabiana Carneiro da Silva

Redes sociais:

Facebook: ZEBB

Instagram: @casadaalegria

Site: www.djzebb.wordpress.com

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp