icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Um 'boy magia' na telona

Marcelo Cerrado encarna novamente o mordomo Crô de Fina Estampa, em 'Crô - O Filme', que estreia nesta sexta (29) em JP e CG.

Publicado em 29/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26

Um personagem marcante na recente teledramaturgia brasileira está migrando para a telona do cinema. O ator Marcelo Cerrado encarna novamente o mordomo Crô de Fina Estampa, exibida pela Rede Globo em 2011, sob a direção de Bruno Barreto (Flores Raras) e roteiro do seu criador, Aguinaldo Silva.

Crô - O Filme (Brasil, 2013) entra em cartaz a partir desta sexta-feira nas salas de João Pessoa e Campina Grande.

No longa-metragem, após herdar a fortuna de Tereza Cristina (vivida na TV por Christiane Torloni), Crodoaldo Valério (Serrado) – simplesmente ‘Crô’ para os íntimos – está cansado da sua vida de milionário.

Passando por uma crise existencial, ele experimenta os palcos como cantor, as tesouras como cabeleireiro e o ‘prêt-à-porter’ como estilista até a resposta vir através de um sonho com sua mãe (uma ponta da cantora baiana de axé Ivete Sangalo): virar ‘capacho’ de madame novamente.

Decidido a encontrar uma nova ‘deusa do Nilo’ a quem possa dedicar sua vida e seus gracejos, ele inicia uma busca que faz com que entreviste diversas socialites. Seu objetivo é encontrar aquela que seja mais bem qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa.

No elenco, o protagonista homossexual volta a encontrar personagens tarimbados da Fina Estampa: o motorista ‘gato zoiúdo’ Baltazar (Alexandre Nero), que faz as vezes de machão, e a ‘empregada anã’ Marilda (Kátia Moraes), que agora é a governanta do ex-serviçal ‘boy magia’. Já a atriz Carolina Ferraz interpreta a vilã da comédia, uma mulher que poderá ocupar o lugar de sua ‘musa’ por ser perua e explora a mão-de-obra escrava.

Assim como muitas produções do gênero, Crô - O Filme conta ainda com participações especiais. Além da Ivete Sangalo, passam pelo filme a apresentadora do programa Mais Você, Ana Maria Braga, e a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, que interpretam elas mesmas.

Como visto no trailer oficial, Crô vem com sua inseparável gravata borboleta, óculos e trajando todo o estereótipo exagerado e episódico de sua condição sexual, além do carisma que garantiu ao coadjuvante sobreviver na memória das massas tal qual um personagem principal de novela como a antagonista Odete Roitman ou um herói como o ingênuo o boia-fria Sassá Mutema, dentre outros que passaram na telinha.

Não é a primeira vez que personagens de Aguinaldo Silva migram da TV para o cinema: Lili Carabina, assaltante de banco real que o autor pegou emprestado em um episódio da série Plantão de Polícia (1979), ganhou sua versão cinematográfica em Lili, A Estrela do Crime (1987), com Betty Faria no papel-título, e o bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino (2004), que virou um longa-metragem homônimo em 2012 dirigido e atuado por José Wilker.

Curiosamente, os dois personagens alimentavam o escritor na literatura. Como repórter policial, Aguinaldo tem dois livros sobre a criminosa mineira (Lili Carabina - Retrato de uma Obsessão e A História de Lili Carabina). Já o personagem de Senhora do Destino apareceu em O Homem que Comprou o Rio e Prendam Giovanni Improtta.

Crô é o primeiro que tem um roteiro original para o cinema pelo escritor de novelas.

Com um orçamento de R$ 5,2 milhões e estreando em cerca de 400 salas pelo país, Crô - O Filme poderá vir a ter uma continuação, a exemplo de ‘arrasa-quarteirões’ como De Pernas pro Ar 2.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp