CULTURA
Um circuitão globalizado
Ação, terror, comédia e animação estão entre os filmes que estreiam nesta quinta-feira (3) no cinemas da Paraíba. Confira.
Publicado em 03/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:07
França, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, México e Brasil. Poderia até ser uma escalação para a próxima Copa do Mundo, mas o que esses países têm em comum são as estreias de cinema que acontecem nesta quinta-feira.
O circuitão cinematográfico globalizado tem direito a refilmagem de ação, terror, animação, comédia com pitada séria e um drama ecumênico.
Além da coprodução, em dois pontos 13º Distrito (Brick Mansions, França, Canadá, 2014) dialoga com o ‘berço da Revolução’: é uma refilmagem do francês homônimo lançado há 10 anos e tem como mote de ação a prática do le parkour, atividade também criada em terras francófonas, cujo princípio é se mover de um ponto a outro o mais rápido e eficiente possível usando apenas o próprio corpo.
Estreando apenas em João Pessoa, este é o primeiro longa-metragem dirigido por Camille Delamarre e o último feito totalmente pelo ator norte-americano Paul Walker, morto em um acidente automobilístico no ano passado.
A trama acompanha um policial infiltrado (Walker) que procura por uma arma de destruição em massa, roubada por um criminoso (vivido pelo rapper RZA) que vive em um gueto carregado de Detroit chamado Brick Mansions (a ‘Mansão de Tijolos’ do título original). Para se infiltrar na localidade, ele precisará da ajuda a contragosto de um local (o francês David Belle, que participou do 13º Distrito original), especialista em le parkour que teve a namorada sequestrada pela gangue.
Apesar de não ter concluído as filmagens, Paul Walker estará também em Velozes & Furiosos 7, que será lançado em 2015.
Entrando em cartaz também em João Pessoa será O Espelho (Oculus, EUA, 2014), terror hollywoodiano dirigido por Mike Flanagan (de Absentia) e produzido por Jason Blum (de Atividade Paranormal).
Dois irmãos (o australiano Brenton Thwaits, o príncipe encantado de Malévola, e a inglesa Karen Gillan, a Nebula de Guardiões das Galáxias) são traumatizados pela morte inexplicada dos pais. Preso pela acusação de ter cometido os assassinatos, o rapaz é libertado anos mais tarde.
Reencontrando a sua irmã, os dois tentam provar que um grande e secular espelho é o verdadeiro responsável pela sangrenta história de seus ascendentes.
No ramo da animação, Khumbra (África do Sul, 2014) estreia nas salas de João Pessoa e Campina Grande.
Primeira produção sul-africana em 3D, o longa acompanha a zebra do título, que nasceu apenas com metade de suas listras e é rejeitada pelo seu bando supersticioso, acusada de trazer a seca para a região. Para afastar a maldição, ela parte em busca de um lendário poço mágico onde as zebras ganham suas primeiras listras.
Dublado por Rodrigo Faro, o protagonista encontra pelas savanas africanas uma amorosa antílope (na voz de Sabrina Sato) e um extravagante avestruz (dublado pelo humorista Marco Luque).
Já na comédia Não Aceitamos Devoluções (No Se Aceptan Devoluciones, México, 2014), acompanhamos a vida despreocupada de um mulherengo (Eugenio Derbez, de Cada Um Tem a Gêmea que Merece, que também assina a direção).
Um dia, uma mulher bate à sua porta e lhe deixa um bebê, dizendo ser sua filha. Tentando se adaptar à vida de pai solteiro e responsável, o mexicano se muda para Hollywood, onde arranja um emprego fixo como dublê em filmes de ação.
Com cópias dubladas e legendadas, Não Aceitamos Devoluções estreia apenas na capital paraibana.
Por fim, também entrando em cartaz apenas em João Pessoa está o drama intitulado Causa & Efeito (Brasil, 2014), dirigido por André Marouço (de O Filme dos Espíritos).
No longa, um policial (interpretado por Matheus Prestes) enfrenta um grande trauma após perder a esposa e o filho em um acidente de carro. Não conseguindo aceitar o fato de que o responsável pelo crime não tenha sido punido, ele acaba fazendo justiça com as próprias mãos e acaba se tornando um justiceiro.
Contratado para assassinar uma garota de programa, o ex-homem da lei se sensibiliza com a sua história e coloca-se em fuga com a mulher. Apaixonados, eles usam as palavras de um padre, um pastor e um espírita para reconstruir as suas vidas.
Assim como seu primeiro longa, a produção nacional aborda a ‘lei de Causa e Efeito’, mensagem codificada pelo espírita e filósofo francês Allan Kardec (1804-1869): “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”.
Comentários