icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Um coadjuvante do Oscar

Longa metragem do diretor sueco Tomas Alfredson, ambientado no auge da guerra fria, concorre em três categorias do Oscar 2012.

Publicado em 03/02/2012 às 6:30


Durante a Guerra Fria, a Inglaterra sempre foi a coadjuvante no embate das potências Estados Unidos versus União Soviética, quase chegando às vias de fato da hecatombe nuclear. No meio do fogo cruzado estava – alheia ao conflito de cérebros promovido pela CIA e KGB – o Serviço de Inteligência do Reino Unido.

É nesta ambientação que se desenvolve O Espião que Sabia Demais (Tinker, Tailor, Soldier, Spy, 2011, França, Alemanha, Reino Unido), suspense do sueco Tomas Alfredson (do ótimo Deixe Ela Entrar), que também ganha ares de 'coadjuvante' do Oscar 2012, indicado em três categorias: Melhor Ator para Gary Oldman, Melhor Trilha Sonora (do espanhol Alberto Iglesias) e Melhor Roteiro Adaptado, baseado no livro homônimo de John le Carré (O Jardineiro Fiel).

Começo dos anos 1970, no auge da Guerra Fria, o longa-metragem foca na figura de George Smiley (Oldman), veterano da divisão de elite do Serviço Secreto inglês conhecida como 'Circo'. Ele foi dispensado quando uma operação desastrosa em Budapeste custa o cargo de seu chefe (John Hurt).

Smiley é convocado novamente para desvendar um mistério sobre a identidade de um agente duplo que trabalhou para o lado vermelho durante anos. Assim, está armado os jogos de espiões, treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.

NAS ALTURAS
Um ex-policial (Sam Worthington) se coloca no parapeito de um arranha-céu nova-iorquino decidido a pular. A polícia se mobiliza e convoca uma psicóloga (Elizabeth Banks) para impedir a tragédia. À medida que as conversações vão avançando, percebe-se que a situação não passa de um 'jogo de cena' para acobertar um plano de vingança contra o homem que acabou a sua vida (Ed Harris).

Esse é o mote de À Beira do Abismo (Man on a Ledge, 2012, EUA), filme policial que estreia apenas em João Pessoa.

Entra em cartaz nos cinemas em 3D da capital e de Campina Grande a continuação de Viagem ao Centro da Terra - O Filme (2008). Na aventura Viagem 2 - A Ilha Misteriosa (Journey 2: The Mysterious Island, 2012, EUA), sai o 'galã-sessão-da-tarde' Brendan Fraser e entra o brucutu Dwayne Johnson, antes conhecido como 'The Rock'.

Sean Anderson (Josh Hutcherson) descobre uma misteriosa mensagem de rádio, que acredita ter sido enviada por seu desaparecido avô (Michael Caine). Anderson não morre de simpatia por seu padrasto Hank Parsons (Johnson), mas ele consegue ajudá-lo a decifrar os códigos que norteia para uma ilha misteriosa, difundida pelo escritor Julio Verne.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp