icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Um 'delito' na madrugada

Cantor e compositor paraibano André Morais lança o single 'Delito' em sua fanpage no Facebook.

Publicado em 26/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:05

Um artista múltiplo. Assim se define o ator e, entre outras coisas, cantor, compositor e cineasta André Morais. A inquietação do paraibano que estreou na música em 2011 com o espetáculo Bruta Flor (que virou disco recheado de participações como Tetê Espíndola, Mônica Salmaso, Ceumar e Ná Ozzetti), revela-se agora na letra de 'Delito', single que lança na madrugada de hoje para amanhã em sua fanpage no Facebook.

"Dentro de mim mora um bicho, uma serpente de puro veneno antigo", canta André nos primeiros versos da canção, composta em parceria com a compositora matogrossense Lucina Carvalho e acompanhada ao piano por Herlon Rocha, que contracenava com o artista em Bruta Flor e foi o autor do arranjo gravado no PeixeBoi Estúdio e masterizado em São Paulo por Carlos di Freitas.

"Esse novo trabalho será revelado ao público em pequenas doses. Durante todo ano, irei publicar nos meus espaços nas redes sociais, uma vez por mês, uma nova canção com um clipe produzido por mim. Tudo feito com todo cuidado e esmero. Revelada boa parte do repertório virtualmente, lançaremos então o álbum completo, tanto de forma física quanto o download gratuito no meu site. Faremos também um show de lançamento, onde mostraremos ao vivo as canções e traremos momentos teatrais", explica o artista, que considera o teatro ainda sua "arte mãe" e está em processo de pesquisa para uma nova dramaturgia.

"Em tudo que produzi e venho produzindo, o teatro está sempre inserido, de alguma maneira. Tive experiências muito fortes na cena e as carrego comigo sempre. E nesse novo trabalho musical, desejo realmente unir todas as vertentes com que tenho trabalhado desde o início da minha trajetória como artista.

A criação poética e musical, se unindo à criação audiovisual e à criação teatral, quando for levar tudo isso ao palco. A minha intenção é borrar um pouco essas fronteiras, me assumir como um artista múltiplo, e deixar que isso venha ao público de uma forma natural", descreve.

Segundo André Morais, o segundo disco, como Bruta Flor, será de parcerias. "A parceria é algo fundamental pra mim na criação de qualquer trabalho e principalmente na música", declara. "Fiz lindas canções com Lucina, compositora especialíssima, que é muito cantada por Ney Matogrosso, por Zélia Duncan, e grandes nomes da MPB. Também tenho uma nova canção com Chico César e com a paulistana Giana Viscardi. Também fiz uma parceria sólida com Jonathas Falcão, da banda Seu Pereira e Coletivo 401 e com meu amigo querido Michel Costa, que me acompanhou como violinista na peça Bruta Flor."

Entre os músicos que irão escoltá-lo, além de Herlon, do acordeonista Helinho Medeiros e da violinista Renata Simões (trio que teve passagem por diferentes formações do Bruta Flor), destaque para nomes como Pedro Medeiros (violão) e Victor Mesquita (baixo acústico). O clipe de 'Delito', que o público vê hoje, foi finalizado e editado pelo cineasta Ely Marques (O Plano do Cachorro).

"O clipe também foi feito de uma forma muito natural", conta André. "O ano passado, saí da casa dos meus pais e fui morar sozinho no meu primeiro apartamento. Na solidão de algumas noites chuvosas, percebi que se formavam imagens lindíssimas da água escorrendo pela janela junto com o reflexo da luz da rua. Com uma câmera Cannon 7d que possuo, fui registrando esse material, sem qualquer intenção final. Aos poucos, estava com um acervo enorme dessas imagens, texturas e luminosidades bem interessantes. Quando me veio a ideia de fazer um clipe para esta canção, resolvi mexer nesse material."

Diretor de Alma (2005), curta-metragem rodado em 16 mm que faturou o prêmio de melhor curta no Cine-PE e no Festival Latino-Americano de Toronto (no Canadá) , André está também na fase de pré-produção do seu primeiro longa-metragem, Amor. "Filmaremos na cidade de Aparecida, interior do Estado, no segundo semestre deste ano", avisa o artista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp