icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Um Nordeste fictício

Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande é aberto com espetáculo do Grupo de Ballet da UEPB.

Publicado em 05/09/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/03/2024 às 11:23

A cidade fictícia de Nordestina tem tudo que uma pequena cidade do interior do Nordeste tem: prefeitura, igreja, coreto, feira livre. É nela que se passa Dança Nordeste, espetáculo do Grupo de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que abre a Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande. A apresentação do espetáculo é hoje, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Mais recente dos 15 trabalhos de repertório do grupo fundado em 2005, Dança Nordeste estreou no ano passado em pleno São João, fruto das pesquisas do diretor e coreógrafo cearense Fredson de Sousa (que está à frente do núcleo desde 2010). "Quis me remeter à questão cultural e religiosa da região", afirma Fredson, que direcionou as suas investigações para as danças e músicas folclóricas do Nordeste. "Comecei a pesquisar o coco e o cavalo marinho e a partir disso elaborei as coreografias com músicas de Luiz Gonzaga, Quinteto da Paraíba e Caju e Castanha."

Após a estreia junina, o espetáculo circulou por outras cidades dentro e fora da Paraíba, além de ter participado de festivais, mostra de dança e editais públicos. Segundo Fredson de Sousa, o Ballet da UEPB já está ensaiando para um próximo trabalho, reunindo fragmentos da dança clássica, do período do Século 19.
Criado pela professora Claudia Saboia, o Ballet da UEPB é formado por jovens do curso de balé da instituição, que funciona no Centro Artístico Cultural (CAC), em Campina Grande. Participam do curso meninos e meninas com idade entre 8 e 16 anos. O curso é atualmente coordenado pela professora Valesca Rocha.

ATÉ NOVEMBRO
Criada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, a Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande ocorre até o mês de novembro com espetáculos de artes cênicas que foram selecionados a partir de um edital aberto no mês de julho.
A próxima atração na programação da campanha é o espetáculo Meu Enterro, da Cia. de Teatro Coringa. A apresentação é na próxima sexta-feira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp