CULTURA
Um Nordeste fictício
Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande é aberto com espetáculo do Grupo de Ballet da UEPB.
Publicado em 05/09/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/03/2024 às 11:23
A cidade fictícia de Nordestina tem tudo que uma pequena cidade do interior do Nordeste tem: prefeitura, igreja, coreto, feira livre. É nela que se passa Dança Nordeste, espetáculo do Grupo de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que abre a Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande. A apresentação do espetáculo é hoje, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Mais recente dos 15 trabalhos de repertório do grupo fundado em 2005, Dança Nordeste estreou no ano passado em pleno São João, fruto das pesquisas do diretor e coreógrafo cearense Fredson de Sousa (que está à frente do núcleo desde 2010). "Quis me remeter à questão cultural e religiosa da região", afirma Fredson, que direcionou as suas investigações para as danças e músicas folclóricas do Nordeste. "Comecei a pesquisar o coco e o cavalo marinho e a partir disso elaborei as coreografias com músicas de Luiz Gonzaga, Quinteto da Paraíba e Caju e Castanha."
Após a estreia junina, o espetáculo circulou por outras cidades dentro e fora da Paraíba, além de ter participado de festivais, mostra de dança e editais públicos. Segundo Fredson de Sousa, o Ballet da UEPB já está ensaiando para um próximo trabalho, reunindo fragmentos da dança clássica, do período do Século 19.
Criado pela professora Claudia Saboia, o Ballet da UEPB é formado por jovens do curso de balé da instituição, que funciona no Centro Artístico Cultural (CAC), em Campina Grande. Participam do curso meninos e meninas com idade entre 8 e 16 anos. O curso é atualmente coordenado pela professora Valesca Rocha.
ATÉ NOVEMBRO
Criada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, a Campanha de Popularização do Teatro e Dança em Campina Grande ocorre até o mês de novembro com espetáculos de artes cênicas que foram selecionados a partir de um edital aberto no mês de julho.
A próxima atração na programação da campanha é o espetáculo Meu Enterro, da Cia. de Teatro Coringa. A apresentação é na próxima sexta-feira.
Comentários