CULTURA
"Um Olhar do Paraíso" de Peter Jackson estreia em JP; veja filmes em cartaz
Diretor de "O Senhor dos Anéis" leva à telona o livro "Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado". O resultado foi o filme "Um Olhar do Paraíso", que estreia nesta sexta em JP.
Publicado em 18/02/2010 às 10:21
Carolina Queiroz
Do Jornal da Paraíba
O cineasta neozelandês Peter Jackson tirou folga dos blockbusters com Um Olhar do Paraíso, adaptação do romance best-seller de Alice Sebold, The Lovely Bones, publicado no Brasil com o título Uma Vida Interrompida – Memórias de um Anjo Assassinado. O filme da Paramount Pictures, que tem produção executiva de Steven Spielberg, tem estreia confirmada em uma sala, em João Pessoa, nesta sexta-feira (18).
Acesse a programação completa dos cinemas
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural do Paraíba1
“Achei a trama tremendamente forte e evocativa. Aparentemente, ela aborda o maior medo de todos os pais – perder um filho. Mas, por fim, torna-se uma história sobre o poder redentor do amor, e é por isso que acho que tantas pessoas gostam dela”, opina o diretor.
Jackson, que dirigiu a trilogia O Senhor dos Anéis e o remake de King Kong, conduz o novo filme a partir do roteiro que ele adaptou juntamente com Philippa Boyens e Fran Walsh, suas sócias, com quem também escreveu O Senhor dos Anéis.
Ambientado nos anos 70, Um Olhar do Paraíso mostra a vida da família Salmon, encabeçada por Jack (Mark Wahlberg (Os Donos da Rua) e Abigail Salmon (Rachel Weisz, de Três Vezes Amor), que tem três filhos: Lindsey, Susie e o pequeno Buckley. Uma família alegre que terá sua vida marcada pelo desaparecimento de Susie, que desde o início do filme já se sabe que será assassinada por seu vizinho, George Harvey (Stanley Tucci).
Susie é uma adolescente de 14 anos apaixonada por fotografias e pelo seu colega de escola, Ray. É ela que narra os acontecimentos ao longo de todo filme, inclusive seu arrependimento pela atitude que culminou em seu assassinato, o amor pela família e o ódio por seu assassino.
Entre a vida e a morte, há uma verdade esperando para ser descoberta. Um Olhar do Paraíso conta a história de uma vida e de tudo que veio depois. É um drama americano que traz no elenco, ainda, Saoirse Ronan no papel de Susie, Stanley Tucci e Susan Sarandon.
“O que adorei em interpretar Susie foi que ela era uma adolescente comum, com sonhos e esperanças para o futuro, cheia de vida e amor. E, apesar de ser tirada de sua família, seus sonhos permanecem tão vivos quanto eram, mesmo sendo assombrada pelo pesadelo de seu assassinato”, diz Ronan, atriz de filmes como Desejo e Reparação e Nunca é Tarde para Amar.
Visual
Desde o início, Peter Jackson queria traçar um limite visual entre o cotidiano da família Salmon e a experiência mágica de Susie no mundo entre a Terra e o Céu. Para isso, contou com o trabalho do diretor de fotografia Andrew Lesnie, vencedor do Oscar por O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
“Sempre gostamos de filmar com duas câmeras – uma para ensaiar e planejar e outra que eu chamo de câmera ‘da sorte’, que pode captar um detalhe diferente para acrescentar à tomada mestre. E costumamos manter uma Steadicam a postos”, explica Jackson. Além disso, o diretor e Lesnie filmaram algumas vezes Stanley Tucci com uma câmera miniatura do tamanho de uma caixa de fósforos, para captar o foco limitado do mundo do sr. Harvey.
Comentários