CULTURA
Um salão para as artes da PB
Reunindo obras de 26 artistas, exposição coletiva será aberta nesta quinta-feira (8) e fica em cartaz até o fim do mês no Sesc-Centro CG.
Publicado em 08/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20
O Salão de Artes Visuais do Sesc Paraíba será aberto hoje em Campina Grande com a exposição de obras em pintura, desenho, fotografia, objeto, escultura, instalação, gravura e vídeo de 26 artistas classificados no edital lançado no mês de maio pela instituição.
A coletiva começa hoje, às 19h, no Sesc Centro, e fica em cartaz na unidade até o fim do mês. A abertura da mostra será pontuada pela palestra 'Um panorama das artes visuais da Paraíba', apresentada pelo crítico de arte Eudes Soares da Rocha, e por uma homenagem ao artista plástico Antonio Labas.
A programação inclui ainda duas oficinas: na próxima segunda-feira, o artista plástico Arnilson Montenegro (premiado na edição passada do evento) ministra uma oficina de xilogravura para profissionais de arte; na terça-feira, a também artista plástica Cristina Strapação conduz uma 'oficina de cores' aberta a todo o público.
As inscrições podem ser feitas no setor de Cultura do Sesc Centro. As atividades são gratuitas e não será exigida documentação aos participantes. De Campina Grande, as oficinas partem em caráter itinerante para as unidades do Sesc em Patos, Sousa e Cajazeiras.
Entre os 26 artistas participantes (selecionados de um total de 80 inscritos), cinco receberam o 'prêmio de incentivo' concedido pelo Sesc no valor de R$ 1.000, e outros dez receberam o 'prêmio de aquisição' no valor de R$ 2.000. Entre os participantes, artistas como Fidel Latiesas, Minna Miná, Antônio David, Rafael Passos, Thercles Silva, Arthur Maia e Rafaela Coelho.
HOMENAGEM
Comemorando 50 anos de carreira, o artista plástico Antonio Labas diz ter, enfim, seu trabalho reconhecido após a escolha de seu nome como representante do Salão de Artes Visuais do Sesc em 2013. "Em meio século de trajetória, nenhuma instituição jamais havia me homenageado. Eu me sinto gratificado com isso", exalta Labas, que continua em plena atividade. "Eu trabalho diuturnamente, apesar de já contar com meus 65 anos e ter começado muito cedo, aos 15".
Na justificativa da homenagem, escrita pelo artista Anfus Pombo, Labas é descrito como "um dos grandes espelhos das artes plásticas da Paraíba" e "um incansável pesquisador de linguagens e formas de expressão visivelmente cunhadas em suas obras".
PALESTRA
Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica), Eudes Soares da Rocha irá revisar a história da arte paraibana na palestra 'Um panorama das artes visuais da Paraíba', que profere esta noite em Campina Grande.
Segundo o crítico, o pronunciamento faz parte de um ciclo de palestras que começou em João Pessoa e Guarabira, mês passado, e acompanhará as oficinas promovidas pelo Sesc no Sertão, mês que vem.
"A palestra condensa a história das artes visuais na Paraíba desde os seus primórdios, com os irmãos Pedro Américo e Francisco Aurélio, até o contexto atual", explica Eudes, que declara que o Estado vive um de seus melhores momentos artísticos na atualidade, com a criação de um mercado de artistas profissionais, que conseguem sobreviver do seu trabalho: "Diferente de estados mais ricos, como São Paulo, onde os artistas têm que ter ofícios paralelos para se sustentar, a Paraíba já tem artistas que vivem exclusivamente de arte".
Comentários