icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Um super box para um super-homem

Inédita no Brasil, versão de Richard Donne para 'Superman 2' é destaque na caixa.

Publicado em 19/08/2012 às 15:00

Depois de algumas encarnações em DVD, o legado cinematográfico do Superman alcança a alta definição. Com lançamento da Warner, o box Superman: The Motion Picture Anthology (R$ 250,00, em media) reúne os quatro filmes estrelados pelo ator Christopher Reeve (1952–2004), mais o recente Superman de Bryan Singer (X-Men), em suas versões blu-ray. A caixa vem com oito BDs: dois para Superman – O Filme (1978), dois para Superman 2 – A Aventura Continua (1980) e os demais ganharam um disco, cada: Superman 3 (1983), Superman 4 – Em Busca da Paz (1987) e Superman – O Retorno (2006). Fecha a conta um blu-ray de extras.

A caixa é um verdadeiro baú para fãs do Homem de Aço, em que pese os descartáveis Superman 3 e 4. Ao todo são 20 horas de material extra e bastante coisa inédita no Brasil, a começar pela versão de Richard Donner, que ao contrário do mercado norte-americano, nunca foi lançada por aqui.

Graças à internet, os fãs puderam organizar petições para que Donner montasse sua versão. A Warner, então, deu sinal verde para que o produtor Michael Thau comandasse a operação. Thau entregou ao diretor seis toneladas de material, de onde Donner conseguiu recuperar boa parte das cenas que havia rodado, incluindo as sequências de Marlon Brando (1924–2004), dando novo significado à história.

Lançado somente em DVD em 2006, Donner diz que a nova montagem chegou muito perto do que ele havia concebido para o filme, que acabou nas mãos do diretor Richard Lester (de A Hard Day's Night, dos Beatles) depois que o produtor Alexander Salkind demitiu Donner por “diferenças artísticas”. Afinal, Salkind queria uma comédia, e Donner, famoso com o sucesso de A Profecia (1976), preferia aplicar um ar mais sério ao personagem.

A caixa, então, vem com as duas versões de Superman 2: a de cinema, pilotada por Lester, e a de Donner. Basicamente, é a mesma história, embora a versão do diretor de Goonies seja mais enxuta: Lois Lane (Margot Kidder) descobre que Clark Kent (Reeve) é o Superman, enquanto os três supercriminosos banidos de Krypton pelo pai do super-homem, Jor-El (Brando) desembarcam na Terra tocando o terror.

O primeiro Superman também vem em duas versões: a de cinema, com 143 minutos, e uma montagem estendida, com nove minutos a mais. Além disso, cada disco traz extras específicos: o disco 1 traz um making of da época, feito para TV (tipo de documentário que acompanha os outros três filmes da era Reeve) e uma raridade: Superman and the Mole-Men, filme de 1961, ainda em preto-e-branco, estrelado por George Reeves (1914–1959).

O segundo traz os documentários apresentados por Marc McClure (o Jimmy Olsen) e que já apareciam na edição tripla em DVD. Ambos trazem comentários em áudio - o primeiro, de Salkind e Pierre Spengler, também produtor; o segundo, de Donner e do roteirista Tom Mankiewicz - ambos, sem legendas.

Aliás, os comentários são os únicos extras sem legendas da caixa.

No disco 2 (Superman 2 do cinema) entra em cena nove fabulosos desenhos da era Fleischer (de 1940), mais um doc de 13 minutos sobre a importância do trabalho Max Fleischer (1883–1972) para o herói, como também para a história na animação.

O disco 4 (o do filme de Donner), ainda traz um featurette sobre a restauração da versão e mais oito desenhos de Fleischer, totalizando 17 curtas de animação clássicos.

O disco 5 não traz grandes novidades e o 6 vem com um especial de 1988, comemorativo pelos 50 anos do personagem. O disco 7 traz os mesmos extras da edição dupla em DVD de O Retorno (incluindo o making of de quase três horas), mais os diários em vídeo de Singer sobre o dia a dia da produção.

A caixa fecha com um disco inteiramente dedicado aos featurettes, boa parte produzida recentemente, em 2008. O carro-chefe é o documentário Look, Up in the Sky! The Amazing Story of Superman. Produzido em alta definição, é um detalhado documentário sobre o Homem de Aço. Há, ainda, um especial da National Geographic, no qual cientistas tentam explicar muitos dos poderes do Super-Homem através da ciência. Imperdível!

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp