icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Uma arte naïf esmaltada

Usina Cultural Energisa celebra 10 anos de existência com  10 exposições; mostra segue nesta quinta-feira (18) com a arte naïf de Clóvis Júnior.

Publicado em 18/04/2013 às 6:00


O projeto '10 anos - 10 exposições' continua em João Pessoa. Obras de dez renomados artistas plásticos revisitam os espaços da Usina Cultural Energisa, em virtude de uma década de existência do local.

Depois da estreia com a individual Memórias do Olhar, de Raul Córdula, a mostra segue nesta quinta-feira com a arte naïf de Clóvis Júnior.

Batizada de Obra Múltipla, a exposição terá vernissage hoje, a partir das 20h, e ficará aberta ao público até o dia 19 de maio. São 23 obras produzidas pelo paraibano em técnicas e suportes como pintura sobre tela, xilogravura e a inédita cerâmica esmaltada.

“A maioria das obras são pinturas em cerâmica, que vou apresentar pela primeira vez ao público em uma exposição”, garante o artista, lembrando que essa técnica está espalhada pela cidade através da lei das obras de arte em edificações da capital paraibana. “É uma exposição ‘permanente’ na cidade de João Pessoa”.

TRABALHO CIRCULAR
Dentre as características desse tipo de pintura, o artista plástico aponta o formato circular com cerca de dez peças apresentando esse estilo.

“É um formato inédito na minha pintura e um desafio para o artista sair do tradicional”, analisa o paraibano. “É uma possibilidade de mostrar e incorporar uma nova experiência”.

Clóvis Júnior revela que, depois da exposição em João Pessoa, Obra Múltipla viajará para São Paulo ainda este ano. Também há planos para expor a mostra nos Estados Unidos, onde o artista plástico recentemente retornou depois de divulgar a sua arte durante um festival cinematográfico em Orlando.

Na primeira década de existência da Usina Cultural, dentre as mais de 80 mostras que o espaço já realizou, Clóvis relembra que realizou uma individual de xilogravuras há seis anos na galeria. “O espaço tem um papel importante na cidade por ter um compromisso com o artista com sequências de exposições constantes”.

Além de Raul Córdula e Clóvis Júnior, os outros artistas paraibanos que participarão do projeto comemorativo '10 anos - 10 exposições' são Fred Svendsen, Dyógenes Chaves (que é o curador de Obra Múltipla), Hermano José, Alice Vinagre, Rodolfo Athayde, Flávio Tavares, Alexandre Filho, Alberto Lacet e Sérgio Lucena.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp