CULTURA
Unipê expõe acervo de futuro memorial
Mostra reúne importante acervo do cinema parainbano e faz homenagem ao diretor e professor da UFPB Linduarte Noronha.
Publicado em 24/10/2012 às 6:00
Durante 15 dias, o público poderá conferir no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) uma pequena mostra do que será o Memorial Linduarte Noronha do Cinema Paraibano, projeto concebido há três anos pela Academia Paraibana de Cinema (APC) cuja viabilização está sendo discutida junto à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Composta por um acervo de fotografias, documentos, recortes de jornal e outras publicações impressas, a exposição Cinema Paraibano reúne um material doado há 20 anos pelo pesquisador Wills Leal, presidente da APC, um dos organizadores da mostra que faz uma homenagem especial ao diretor de Aruanda (1960), que morreu na capital no início deste ano.
"Na época em que doei este material ao Unipê, ele teve que ser transportado em duas caminhonetes", lembra Wills Leal. "As peças foram restauradas e catalogadas pela instituição. É um conjunto muito interessante, que tem que ser visto in loco", garante o pesquisador que destaca, entre os itens expostos, a coleção completa da Revista de Cinema, de Belo Horizonte (MG).
Segundo Leal, o acervo é somente um dos 23 que irão compor o Memorial Linduarte Noronha do Cinema Paraibano, uma ideia que conta com o empenho dos acadêmicos da APC e de Lúcio Vilar, diretor executivo da Funjope.
"No dia 28 de novembro, Dia Mundial do Cinema, faremos uma grande reunião para discutir a questão do memorial. Ele é um esforço coletivo que esperamos que se torne realidade. Não sabemos ainda onde seria ou para onde iria, mas uma coisa é certa: já temos o diagnóstico dos acervos e queremos disponibilizá-los na internet", afirma Wills Leal.
Dispersos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, além da Paraíba, os acervos incluem preciosidades como a videoteca particular de Walfredo Rodrigues, lotada atualmente na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Lúcio Vilar esteve em julho em visita à capital paulista, onde entrou em contato com esta coleção. Wills Leal informou que o contrato para a aquisição deste acervo foi assinado há dois anos e o que impede ainda sua chegada à Paraíba são entraves de ordem burocrática.
Em uma solenidade realizada ontem no Unipê, a família de Linduarte Noronha recebeu um certificado em honra ao seu legado e o público conferiu uma exibição de sua obra-prima documental.
O edital para a vaga da cadeira nº 1 da APC será aberto no próximo mês. De acordo com as previsões de Wills Leal, o empossamento do sucessor de Linduarte será feito na programação do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro.
Comentários