CULTURA
Usina Cultural tem violão direto de Pernambuco
Projeto faz um intercâmbio com cidades dos estados vizinhos e traz para João Pessoa.
Publicado em 28/04/2015 às 8:01 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:30
As cordas da viola dão o tom seresteiro da noite de hoje. O projeto Violadas apresenta o show de Renan Melo, às 20h30, na Usina Cultural Energisa (Tambiá). Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Desta vez, o projeto faz um intercâmbio com cidades dos estados vizinhos e traz para João Pessoa um músico pernambucano. No repertório, Renan Melo contempla o violão brasileiro, com a música mais tradicional e a seresta. O também compositor aproveita o show para apresentar um pouco de seu trabalho autoral.
Natural de Pernambuco, Renan Melo teve seus primeiros contatos com a música quando ainda era criança.
Na adolescência, entrou para o curso de música do IFPE, onde estudou com o maestro Marco Cesar e formou o grupo que, hoje, é conhecido como Sobrasil. Com a banda, o músico já participou de apresentações em diversas cidades pernambucanas. O destaque vai para a participação do Sobrasil no Festival de Inverno de Garanhuns, nas edições de 2004 e 2005.
Em Belo Jardim, é aluno do Curso Superior de Licenciatura em Música pelo IFPE. A cidade é referência musical no interior de Pernambuco e é conhecida por ter um movimento cultural forte.
Seus estudos têm como ênfase as práticas interpretativas da música brasileira no violão. Isso já rendeu a Renan Melo a oportunidade de vivenciar momentos com grandes nomes da música pernambucana como Mozart Vieira, Flávio Lima, Fred Andrade, Cacá Malaquias e Spok.
O Violadas está na sua sexta edição e tem como proposta disseminar os talentos da viola paraibana e brasileira.
Comentários