CULTURA
Val Donato em show ao vivo
Além da banda O Rappa, a cantora Val Donato também é aguardada com expectativa no palco da Domus Hall, onde lança seu CD ao vivo.
Publicado em 12/11/2011 às 6:30
Quem estiver em João Pessoa e for hoje à Domus Hall encontrar O Rappa vai ver, antes, um show que já cobre boa parte do ingresso.
A grata surpresa vem de Campina Grande e, em vez de optar somente por abrir a noite para Falcão e banda, aproveita o microfone para roubar a cena e lançar seu primeiro CD ao vivo.
Trata-se de Val Donato, que no início do ano esteve em temporada semanal no Zodíaco e saiu de lá com Val Donato e Os Cabeças (Independente, R$ 10,00), registro de um talento genuíno que começa finalmente a trabalhar em sua discografia.
Val já demonstrou ter personalidade nos covers, que rendem oito das 11 faixas do álbum. A novidade é ela ter incluído no repertório três composições suas: 'Café amargo' (que abre o disco), 'Para mim, você' e 'Faca amolada' (as duas que fecham).
É uma pena que este recorte de seu talento como compositora seja tão breve.
Porque, de longe, a intérprete se supera quando encara as próprias letras, muito bem arranjadas pelos tais Cabeças: Nildo Fernandes (guitarra), Toni Ramalho (bateria) e Daniel Pina (baixo).
O trio tem energia e não destoa do tom vibrante e potente da sua garganta, de timbre que traz inevitavelmente à memória uma Cássia Eller ousada e desbocada (influência que pode tanto fazer decolar quanto atolar sua carreira, se assumida sem muito tino).
A voz rouca e provocativa deu boa aspereza a 'Bichos escrotos', por exemplo, mas não renovou 'Mar de gente' (que ela talvez interprete com mais inspiração no show, contando com a audição atenta do Rappa).
Já 'Para mim, você', que decanta o ritmo alucinado de um som 'feito pra cantar junto', é uma balada lírica e arrepiante, que capta a 'vibe' voz e violão que Val deve ter experimentado no estágio embrionário de sua trajetória que promete ainda dar muito o que falar.
Comentários