icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Veja as novidades que estreiam nesta sexta nas telonas da PB

Os Mercenários(The Expendables,) dirigido e estrelado por  Sylvester Stallone, e O Aprendiz de Feiticeiro, que tem o ator Nicolas Cageno elenco, são algumas das novidades.

Publicado em 13/08/2010 às 8:54

Renato Félix
Do Jornal da Paraíba

Godard ou Stallone? Mais variação no cardápio de estreias nas salas de cinema, impossível. Filmes dos dois diretores chegam a João Pessoa nesta sexta-feira (13).

Confira os horários das sessões

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural

Os Mercenários (The Expendables, Estados Unidos, 2010) é dirigido e estrelado por Sylvester Stallone, que procura reviver o tom dos filmes de ação brucutus dos anos 1980 e entra em cartaz no circuito tradicional.

Nossa Música (Notre Musique, França/ Suíça, 2004) é uma visão de Jean-Luc Godard, nome fundamental da história do cinema, sobre o ser humano e os conflitos militares, e será exibido de sexta a domingo no Espaço Cine Digital (veja horários e locais na Agenda Cultural). Também estreia nesta sexta, em João Pessoa, a aventura O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice, Estados Unidos, 2010).

Godard é um dos últimos mestres do cinema clássico ainda em atividade. Paradoxalmente, ele é um símbolo da quebra com um modelo clássico de narrativa. Quando dirigiu Acossado (1960), na aurora da Nouvelle Vague, sacudiu as regras de se contar uma história no cinema. Continuou com esse espírito rebelde pelos 50 anos seguintes, mesmo que, com o passar do tempo, seu barulho encontre cada vez menos eco.

Nossa Música não é um filme novo, mas permanecia inédito nos cinemas locais. Aliás, sabe qual foi o último filme de Godard a passar comercialmente no cinema em João Pessoa? Nem os fãs sabem. Em um rápido levantamento, deve ter sido Ária (1987), filme em episódios dos quais o francês assina um e que foi exibido no Bangüê na época. Godard divide Nossa Música em três episódios, que recebem nomes inspirados na Divina Comédia: o inferno, o purgatório e o paraíso.

Na primeira parte, registros de guerra, reais ou extraídos de cenas de filmes. Na segunda, o próprio Godard aparece indo a Sarajevo fazer uma palestra sobre o poder do cinema. Na terceira, uma jornalista israelense que Godard havia encontrado em Sarajevo surge em uma praia controlada pelos soldados americanos.

Os Mercenários, por sua vez, é uma coleção de astros do cinema de ação de variadas estirpes.

Há veteraníssimos (Stallone, Dolph Lundgren, Eric Roberts), veteranos (Jet Li, Bruce Willis) e nomes atuais (Jason Statham), além de veteraníssimos que não estavam exatamente no gênero (Mickey Rourke), aposentados (Arnold Schwarzenegger) e uma atriz brasileira de origem mexicana (Giselle Itié).

Faltaram Jean Claude Van Damme, Chuck Norris, Michael Dudikoff e Cynthia Rothrock.

O filme é sobre um grupo de soldados da fortuna considerado dispensável e recebe a missão de combater um ditador numa republiqueta latino-americana.

Filmado em parte no Rio de Janeiro, o filme declaradamente enverga uma nostalgia de produções como Braddock - Super Comando (1982), Comando para Matar (1985) e Stallone Cobra (1987). E Stallone - que escreveu o roteiro junto com Dave Callahan - já pensa em uma sequência.

Nicolas Cage é o principal nome no elenco de O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice, Estados Unidos, 2010), como um feiticeiro que mora em Nova York e defende a cidade contra seu maior inimigo (Alfred Molina). Precisando de ajuda, ele resolve treinar um jovem que demonstra ter poderes (Jay Baruchel).

A produção é mais uma a tentar pegar carona no sucesso da série Harry Potter - o mais recente foi o péssimo Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2009). Aqui, também um adolescente descobre que possui poderes e é integrado a todo um mundo mágico que existia sem seu conhecimento.

Desta vez, porém, não se trata de uma adaptação de uma série de livros: o roteiro é original, escrito por Matt Lopez, Doug Miro e Carlo Bernard, baseado em história de Lopez, Mark Rosenthal e Lawrence Konner. A direção de Jon Turteltaub (dos dois A Lenda do Tesouro Perdido, 2004/ 07). No elenco, está a italiana Monica Bellucci, interpretando uma feiticeira que é possuída pela maligna Morgana Le Fey (Alice Krige).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp