icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Verão será marcado pelo retorno das cores fluorescentes

Cores fluorescentes, aquelas que parecem ter uma pilha ou bateria ligada junto para brilhar, estão de volta em roupas, sapatos, bolsas, óculos, pulseiras e acessórios diversos.

Publicado em 29/11/2008 às 8:07

Agda Aquino, especial para o Paraíba 1

Se depender da nova onda de cores para o verão, a próxima estação não vai ser nada monótona. As cores fluorescentes, aquelas que parecem ter uma pilha ou bateria ligada junto para brilhar, estão de volta em roupas, sapatos, bolsas, óculos, pulseiras e acessórios diversos. Elas foram sucesso absoluto nos anos 80. As cores fluorescentes, ou neon, exerceram um papel fundamental na moda e no comportamento da época. Elas davam sentido ao novo estilo chamado new wave, que teve a cantora Madonna como maior ícone.

Verde-limão, amarelo-limão, rosa-choque, azul-fluorescente, roxo-cheguei e outras cores nada discretas já estão nas lojas enfeitando brincos, camisetas e todo tipo de peça. Se você acha esses tons um tanto quanto estranhos, melhor ir se acostumando, essa moda vai pegar. A volta dessas cores vem para culminar o processo de retomada da moda da década de 80, que vem acontecendo nos últimos anos. As peças com cintura alta são mais um exemplo do revival dessa década prá lá de colorida e de modelagens marcantes. Só que, ao contrário da cintura alta que não teve jeito de vingar novamente em terras brasileiras, as cores flúor já estão fazendo sucesso.

Mas muita calma nessa hora, o fluorescente não é pra todo mundo e nem pra toda situação. Ideal para mulheres arrojadas e modernas, esses tons dão um astral mais irreverente ao look. Quando combinadas com cores mais básicas como bege, branco, preto e jeans elas quebram a monotonia do visual. Mas nada de exageros, deixe para usar essas cores nos detalhes, peças pequenas ou em uma peça-chave do figurino. Prefira ainda a utilização em eventos informais. E nada de misturar cores fluorescentes com peças prateadas ou douradas, que já são chamativas demais. Tudo bem que o Natal está chegando mas ninguém quer ser confundido na rua com a Árvore de Natal por aí.

Outra dica importante: toda moda marcante e vibrante tende a provocar repulsa alguns meses depois. Se você está na faixa etária dos 30 pra cima, basta lembrar como essas cores foram totalmente esquecidas depois do ápice da moda. É o que os “modistas” chamam de desgaste da tendência. Moral da história, vale a pena sim investir em uma ou outra peça em tons fluorescentes, mas não o guarda-roupa inteiro, senão daqui a uns meses você mesmo não vai agüentar abrir a porta do seu guarda-roupa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp