icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Vida do ex-presidente Epitácio Pessoa ganha versão em história em quadrinhos

Nesta quarta-feira, em João Pessoa, os autores Neide Medeiros e Izaac Brito lançam o álbum 'Epitácio Pessoa em Quadrinhos'.

Publicado em 01/07/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:26

A vida do ex-presidente da República Epitácio Pessoa (1865-1942) ganha uma versão no universo das histórias em quadrinhos pela escritora Neide Medeiros e pelo desenhista Izaac Brito.

O álbum Epitácio Pessoa em Quadrinhos (Patmos, 40 páginas, R$ 29,90) será lançado nesta quarta-feira, a partir das 19h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com a presença dos autores.

“Tive a preocupação de mostrar Epitácio como um grande paraibano, como um político exemplar que poderia ser apresentado para as novas gerações através desta obra”, aponta Neide Medeiros.

Dentre a pesquisa que a escritora fez para resultar no álbum, foram lidas biografias como a da filha do protagonista, Laurita Pessoa Raja Gabaglia (Epitácio Pessoa 1865-1942, lançado originalmente pela José Olympio nos anos 1950), “a mais completa dele”, e de autoria do paraibano Fernando Melo (Epitácio Pessoa - Uma Biografia, publicado pela Ideia).

Diferente das outras edições da Coleção Primeira Leitura (que abordam as personalidades paraibanas de Augusto dos Anjos, Pedro Américo e Zé Lins do Rego), Izaac Brito colocou um “traço mais sério, mas sem perder as características infantis” da série.

“Eu procurei fazer com as cores mais vibrantes, com um traço mais naturalista”, analisa o ilustrador.

Nas explicações de Neide Medeiros, Epitácio Pessoa era uma personalidade bem vestida, “um homem elegante que Izaac seguiu ao pé da letra”.

Acerca da complexidade de colocar toda uma vida numa versão em quadrinhos, a escritora frisa que não foi possível colocar ternos ou passagens mais jurídicas em virtude de buscar uma linguagem mais acessível para o público que a coleção é destinada. “Fiquei muito satisfeita com o resultado”, sentencia.

O próximo volume do projeto terá o dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) como personagem principal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp