CULTURA
Videoclipe baseado em duas obras de Ariano Suassuna é lançado na Paraíba
Videoclipe se chama “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna”.
Publicado em 16/06/2021 às 9:28 | Atualizado em 16/06/2021 às 12:33
Nesta quarta-feira (16), dia em que o escritor Ariano Suassuna completaria 94 anos, foi lançado o o videoclipe “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna”, baseado nas obras "O Rei Degolado ao sol da Onça Caetana" (1976) e o "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores" (2017). O material traz como trilha sonora a música "Cavaleiro do Sol", composta por Antúlio Madureira.
O videoclipe estará disponível no canal Ariano Suassuna Oficial no YouTube e no perfil de Instagram @arianosuassunaoficial.
As imagens e edição são do cineasta Augusto Pessoa, com produção-executiva de Marília Rosado Maia e concepção do projeto e roteiro da professora Suelma Moraes, do departamento de ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Iarandara, uma criação de Ariano Suassuna que traz a origem do povo brasileiro no significado da “Rainha dos povos escuros, povos integrantes da Raça parda e bruna do mundo”, noturnos e solares. O trabalho tem o intuito de promover o reconhecimento e valorização cultural nordestina, fixando marcas do espaço geográfico, literário e musical.
As gravações ocorreram na Pedra do Ingá, no município de Ingá, na Paraíba, Ilumiara Jaúna (Fazenda Carnaúba), no município de Taperoá, Ilumiara Acahuan, no município de Aparecida e Lajedo do Caboclo, em Matureia, com participação do artista visual Manuel Dantas Suassuna, da intérprete criadora Maria Paula Costa Rêgo e do artista multivisual Elioenai Gomes.
A literatura e a musicalidade armorial no videoclipe procuram unir aspectos do subterrâneo da cultura brasileira com os arquétipos feminino e masculino do yin e yang, a Lua e o Sol, o sagrado e o profano, na plástica sensual, a abstração e a pulsação do ritmo estético e espiritualidade, marcados em solo nordestino brasileiro.
O projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020. Tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Comentários