CULTURA
Virada Cultural de CG começa nesta sexta
A expectativa é que 336 artistas se apresentem nas 12h de evento que começa às 18h desta sexta-feira.
Publicado em 04/11/2011 às 7:25
Depois de ter sido testado no Recife (PE), em evento realizado mês passado, o modelo de 'Virada Cultural' parece, enfim, ter se disseminado no Nordeste, ganhando suas mais variadas réplicas.
Na Paraíba, quem lança a primeira iniciativa do gênero é Campina Grande, que vai realizar a edição inaugural de sua 'Virada' hoje, em maratona que começa a partir das 18h na Praça da Bandeira, no Centro.
Segundo a secretária de Cultura do município, Eneida Maracajá, a virada cultural campinense pega carona no projeto 'Ciranda Cultural', que ocorre em Campina Grande desde o mês de outubro.
"Muito além da confraternização, a Virada Cultural é mais um projeto que promove a descentralização da cultura na cidade, por meio de uma programação inteiramente gratuita", afirma Eneida Maracajá, que atua à frente da ideia.
De acordo com a agenda da virada, as apresentações têm início na Praça da Bandeira com o espetáculo A Festa do Cangaço, atração que une música, dança e teatro popular no palco.
Em seguida, artistas locais como Capilé, Toninho Borbo, Pepisho Neto, Tony Drumond, Ana Célia, Tina Dias, Roberta Silvana e Sócrates Gonçalves comandam os shows que vão até a meia-noite na praça.
Na madrugada, o público é convidado a migrar para o Teatro Severino Cabral, onde as cortinas são abertas para montagens teatrais e performances de dança contemporânea. Um dos destaques do programa é a peça Catirina a Mulé Pidideira e o Boi Bumbá, do grupo teatral Heureca.
Pela manhã, a plateia se desloca para a sede da Secretaria Municipal de Cultura, onde será oferecido um café da manhã para os participantes da 'Virada Cultural' e a Filarmônica Epitácio Pessoa promove um concerto com seu repertório.
A expectativa é que 336 artistas se apresentem nas 12h de evento. Na noite de amanhã, o projeto da 'Ciranda' segue no bairro das Malvinas. A 'Ciranda Cultural' continua até dezembro e a previsão é que mais de 400 artistas integrem o circuito.
Comentários