icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Virgens de Tambaú, Imprensados e Viúvas animam Folia de Rua

Bloco irreverente onde homens se vestem de mulheres é a principal atração da prévia carnavalesca Folia de Rua, em João Pessoa, neste domingo (7).

Publicado em 07/02/2010 às 9:45

Valéria Sinésio
Especial para o Jornal da Paraíba

Elas são irreverentes, debochadas, atrevidas e... virgens! Toda essa mistura, com uma boa dose de criatividade, invade a avenida Epitácio Pessoa, neste domingo (7), às 16h, em direção ao Busto de Tamandaré, na orla da capital. O bloco as ‘Virgens de Tambaú’ é considerado uma das prévias carnavalescas mais animadas do país e este ano espera reunir meio milhão de foliões, segundo o diretor do bloco, Zeba Lira. A grande homenageada deste ano será a carnavalesca Creuza Pires.

Veja a programação completa do Folia de Rua na Agenda Cultural.

Neste dia, os homens trocam calça e paletó por meia-calça, espartilhos, saias e muita maquiagem, transformando-se em freiras, enfermeiras, bruxas e uma infinidade de personagens, que vai de Madonna a Ivete Sangalo. “É importante frisar que é uma festa democrática, onde as pessoas se vestem de forma criativa com o intuito de se divertir, respeitando o espaço do outro”, ressalta o diretor. A cantora Beyoncé deve ser uma das mais imitadas no bloco.

A preparação para as ‘Virgens de Tambaú’ começa cedo. Já tem folião pensando na fantasia do ano que vem. “Em 2011 quero ser uma sambista”, confessa o economista Rodrigo Vasconcelos, que este ano sai de Marylin Monroe. “Já fui enfermeira, prostituta e anjo”, lembra. Para ele, a alegria de sair no bloco não é fácil de ser explicada. “Eu amo demais esse bloco, passo o ano inteiro aguardando o dia das Virgens”, afirma.

Empolgação semelhante tem o estudante de Comunicação Social Carlos Eduardo Lima, que há três anos se veste de funkeira. “Hoje me transformo na Mulher Jaca”, revela o estudante, fazendo referência à dançarina Daiane Cristina. Nos anos anteriores, o estudante foi para a avenida de Mulher Moranguinho e Mulher Melancia.

Além das fantasias, que impressionam pela criatividade, as ‘Virgens de Tambaú’ terá atrações que prometem animar ainda mais os foliões. Renata Arruda, Lis Albuquerque, Jairo Madruga, Gracinha Teles, Raiane e a banda Zoar Elétrico, Burguesinha Elétrica e Bereguedê cantam para as virgens. “Teremos também a Capim Cubano, que vai gravar a segunda parte do DVD na festa”, destaca Zeba.

Hoje tem ‘Viúvas’ e ‘Imprensados’

Às 16h, na avenida Maroquinha Ramos, esquina com a Beira Rio, homens vestidos de preto se transformam nas ‘Viúvas da Torre’. Porém, diferente das viúvas reais, não existe luto para essa turma, que promete muita folia nas principais ruas do bairro. O organizador do bloco, Jairo Pessoa, acredita em mais um ano de sucesso. “Este ano temos a pretensão de reunir mais de oito mil foliões”, destaca.

As ‘Viúvas da Torre’ surgiu em 1993, a partir de uma brincadeira em uma mercearia na Torre. Para garantir a alegria, a aposta é um encontro de batuques. “Teremos o maracatu Pé-de-Elefante, de Mangabeira; o Urso Terrível Panda, da Torre; o Bate-cum-Lata e orquestras”, anuncia o organizador. Bem diferente do primeiro desfile, quando eram apenas cinco homens, vestidos de pretos, carregando um boneco, e fingindo luto.

Ainda hoje, às 13h, jornalistas e demais profissionais da Comunicação da Paraíba trocam as redações pela folia, no bloco dos Imprensados. A concentração séra em frente ao ‘Jornal Moçada que Agita’, no final do Cabo Branco.

Na segunda-feira (8), é a vez do bloco da ‘Melhor Idade’, com concentração às 19h, no Busto de Tamandaré. De lá, segundo a organizadora Shilon Gama, os foliões partem para o Hotel Tambaú, onde acontece o tradicional baile carnavalesco.

Os pequenos também ganham as ruas da capital com as Muriçoquinhas do Miramar, que este ano traz o tema do meio ambiente, com o objetivo de conscientizar a população.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp