icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Virtuosi ganha casa nova em João Pessoa

15ª edição do Festival Virtuosi de Música Erudita, chega a João Pessoa com dois recitais de piano na sala Radegundes Feitosa.

Publicado em 14/12/2012 às 6:00


O prestígio da Paraíba junto ao Festival Virtuosi de Música Erudita aumenta a cada ano: em sua 15ª edição, a terceira realizada em João Pessoa, o evento pernambucano que homenageia o centenário do filho da terra Luiz Gonzaga teve noite de gala ontem, no Teatro Santa Izabel, no Recife, com a apresentação de ''A Coragem e a Cara - Memorial Musical de Luiz Gonzaga', peça musical composta por Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre.

Hoje e amanhã, a partir das 20h, a programação chega a João Pessoa, onde dois recitais de piano têm como cenário a recém-inaugurada Sala de Concertos Radegundis Feitosa, homenageado da edição de 2010 do Virtuosi.

'A Coragem e a Cara', também um espetáculo com texto e direção de Tarcísio Pereira, foi encomendado a Moura e Onofre pelos curadores do Virtuosi, Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia, e teve participação do Coro Sonantis, do Laboratório de Composição Musical da Universidade Federal da Paraíba, cantando junto com o célebre acordeonista Toninho Ferragutti.

Segundo Eli-Eri Moura, a participação de paraibanos como protagonistas da homenagem revela o vigor do movimento musical do Estado.

Ele explica que o espetáculo de 40 minutos teve arranjos de cordas e sons eletrônicos que foram divididos entre ele e Marcílio Onofre (que está na Polônia estudando com o renomado compositor Krzysztof Penderecki) e são a trilha sonora de uma peça para um ator que "representa um personagem fictício que supostamente conheceu Gonzagão quando saiu de casa", interpretado por Dema Camazzo. O violista convidado foi Marcelo Jaffé, e Rafael Garcia regeu a formação da orquestra.

Nesta sexta-feira, quem conduz o recital de piano em João Pessoa é o pianista russo Igor Lovchinsky. Para Eli-Eri Moura, o músico, radicado nos EUA, é "um dos jovens que mais vêm se destacando no panorama internacional da música erudita".

Amanhã é a vez do duo formado pelo francês Bertrand Giraud e pelo americano Walter Cosand, dois "tops",nas palavras de Eli-Eri Moura. Eles promovem um recital de piano a quatro mãos que encerra a agenda local do Virtuosi. A entrada para os dois recitais é gratuita.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp