icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Visita ao universo de Luiz Gonzaga

Estação Cabo Branco traz exposição 'O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga' do artista paranaense Bené Fonteles.

Publicado em 04/09/2012 às 6:00


Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymi, Cartola e Gonzagão. Esses são os seis pilares da cultura musical do Brasil na perspectiva do pesquisador e artista paranaense Bené Fonteles, que traz a João Pessoa a exposição O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga, que será aberta na Estação Cabo Branco nesta terça-feira, às 19h, com entrada gratuita.

No vernissage, haverá também uma apresentação musical com As Bastianas, no Salão Panorâmico, e o lançamento do livro O Rei e o Baião, organizado pelo curador da mostra.

Entre os discos, shows e eventos acerca dos 100 anos de nascimento do pernambucano, O Imaginário do Rei se destaca como uma das contempladas do Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga, criado pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Trata-se de uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do país dentro das comemorações do Ano Luiz Gonzaga, com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e a obra de Gonzagão”, explica Bené Fonteles. “Reúne fotos, livros, CDs e quatro filmes que serão exibidos na exposição.”

Até 14 de outubro, dia do encerramento da mostra, a sala de audiovisual exibirá diariamente os longas Viva São João! (2001), O Milagre de Santa Luzia (2009), O Homem que Engarrafava Nuvens (2009) e Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões (1999).

A exposição agrega trabalhos dos artistas paraibanos José Altino e Sandoval Fagundes, além do paulista radicado na Paraíba Mário Simões.

Tanto em O Imaginário do Rei quanto no O Rei e o Baião são encontrados fotografias do paraibano Gustavo Moura. "Sou muito ligado ao universo da cultura popular nordestina", frisa o fotógrafo, que foi convidado por Fonteles para participar com apenas uma foto no livro, mas terminou se transformando em um ensaio de várias páginas intitulado 'Ser Tão Gonzagueano'.

RAIO-X
O livro é um apanhado de 377 páginas em capa dura que desbrava a herança cultural nordestina recriada por Gonzagão em ensaios, fotos, xilogravuras, pinturas e esculturas.

Com apresentação de Gilberto Gil e ensaios de nomes como o poeta e antropólogo Antônio Risério, o livro analisa o repertório do ‘Velho Lua’, incluindo um raio-x detalhado do clássico ‘Asa Branca’.

A edição apresenta também uma discografia, as principais biografias e fotografias de museus e memoriais do ‘Rei do Baião’, incluindo o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga de Campina Grande.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp