CULTURA
Visita aos cantos da memória
Mostras e exposições acontecem em diversas cidades do Estado até o próximo domingo (19); ações integram a 11ª edição da Semana de Museus.
Publicado em 16/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:52
A 11ª edição da Semana de Museus, evento nacional que acontece em várias cidades paraibanas até o dia 19, continua com suas ações gratuitas pela Paraíba nesta quinta-feira.
Em João Pessoa se concentra a maior parte das atividades nas instituições pelos quatro cantos da capital.
Muitas exposições que foram abertas no início da semana continuam, como Vale Gramame Memórias e Vivências, na Casa do Patrimônio de João Pessoa; Museus: Arquivos de Memórias, no Museu da Cultura Popular Paraibana (UFPB), sobre a artista Maria dos Bichos; Memórias da Seca: Obras contra a Seca do presidente Epitácio Pessoa, no Museu e Cripta Epitácio Pessoa; uma mostra fotográfica sobre Zé Lins do Rego no museu do Espaço Cultural que leva seu nome; e visitas guiadas ao Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba.
Dentre as ações educativas, oficinas de modelagem com argila e contação de histórias para o público deficiente no Museu da Fundação Casa de José Américo e visitas aos quintais dos mestres (Mestra Doci em Gramame e Mestra Judite no Engenho Velho) para vivência de roda com as comunidades promovidas pelo Museu Vivo Olho do Tempo.
Em Campina Grande, no Museu Assis Chateaubriand (MAC-UEPB), no Catolé, será aberta às 20h a Coleção Ecoarte, um acervo de gravuras de artistas latino-americanos da Cia.
Bozano Simonsen. A partir das 9h será promovida a oficina Integrações com Arte, no Centro de Arte e Cultura da UEPB, no Açude Novo, e às 18h acontecerá o seminário ‘MAC-UEPB e a Integração entre os Museus de Campina Grande’, no auditório da instituição.
Já o Museu de Arte Assis Chateaubriand (Maac), no centro de Campina Grande, dará seguimento à exposição Paraíba - Uma Seleção e às visitas guiadas para as escolas na sua galeria, das 14h às 17h.
Hoje em Areia, a partir das 8h, haverá palestras nas escolas e visitas ao Museu Casa de Pedro Américo, Museu do Brejo (UFPB) e ao Museu Regional do município.
Em Bananeiras, o Museu Desembargador Semeão Cananéa (antigo complexo da estação rodoviária) iniciará nesta quinta-feira uma oficina sobre o Patrimônio Cultural, que acontecerá até amanhã, sempre das 9h às 16h. No mesmo horário, acontece também uma visita guiada com degustação gastronômica, uma palestra sobre ‘Museu como Conscientização Social nas Escolas’ e uma mostra de artesanato local do distrito de Vila Maia.
No Acervo Cultural Zé Ramalho, na terra natal do cantor e compositor, Brejo do Cruz, continua aberta a exposição intitulada O Profeta de Avôhai, das 8h às 16h.
O Museu Histórico Arnaldo Bezerra Lafayette, no centro de Monteiro, das 7h às 17h, uma exposição mostra artefatos indígenas, figuras ilustres do município e belas artes.
Em Patos, a Fundação Ernani Satyro promove visitas guiadas para estudantes a partir das 8h e a exposição Obras de Irmã Madalena (in memoriam).
Já no Poço de José de Moura, o memorial que leva o nome da cidade realiza um encontro a partir das 16h, com o assunto ‘Histórias e Estórias’, uma roda de conversa e contadores de histórias dos membros da terceira idade do grupo de vivência Viver Mais e Melhor.
Por fim, em São José do Brejo do Cruz, quem for ao Museu Alzira Saraiva vai conferir a exposição permanente religiosa e rural do seu acervo.
O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem o objetivo de mobilizar e desenvolver as atividades especiais em torno do tema ‘Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social’.
Para ver todo o guia da programação, basta acessar o site oficial do instituto.
Comentários