CULTURA
Vladimir Carvalho lança DVD sobre José Lins do Rêgo
Em "O Engenho de Zé Lins", cineasta paraibano conta a vida do escritor. DVD ainda inclui extras como o documentário "Olhar Solitário", de Walter Carvalho.
Publicado em 30/09/2008 às 13:03
Renato Félix, do Jornal da Paraíba
Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana. José Lins do Rêgo nasceu no município de Pilar. “As duas cidades, banhadas pelo mesmo rio, o Rio Paraíba”, diz o cineasta, na entrevista que é um dos extras da caprichada versão em DVD do filme "O Engenho de Zé Lins" (2007), documentário sobre o escritor paraibano. Carvalho começa, assim, a fazer o paralelo que o levou a transformar em filme a vida de um dos maiores representantes paraibanos na cultura nacional.
“Em todos os meus filmes, sempre filmei o que vem de dentro de mim”, continua, no extra que possui mais de 20 minutos, e no qual revela ter descoberto que o vizinho do apartamento que fica embaixo do seu era simplesmente neto de Zé Lins. Seu interesse pelo escritor vem de seu pai, que era leitor de Zé Lins e contava ter estudado na mesma escola que ele, em Itabaiana.
"O Engenho de Zé Lins" conta a vida do escritor desde suas origens no Engenho Corredor, em Pilar, fala do tempo que o influenciou, de sua amizade com Gilberto Freyre, de sua influência no cinema novo - e da adaptação de um de seus livros, "Menino de Engenho", por Walter Lima Jr., em 1965 - e sua paixão incondicional pelo Flamengo.
Há mais dois extras importantes na edição. Um é o documentário "Olhar Solidário", de Walter Carvalho, sobre o irmão - exibido no Fest Aruanda no ano passado -, com participação de Jean-Claude Bernardet.
O outro é o média-metragem "Incelência para um Trem de Ferro", dirigido por Vladimir Carvalho em 1972, com fotografia de Walter. Mostrava o trabalho semi-escravo nas plantações de cana, às margens de uma velha ferrovia.
Comentários