CULTURA
Você sabe por que maio é chamado de mês das noivas?
Colunista Agda Aquino explica a tradição das noivas no mês de maio e nos conta como surgiu a cerimônia de casamento.
Publicado em 16/05/2009 às 8:16
Agda Aquino*, especial para o Paraíba1
Maio, mês das noivas... Essa antiga frase ainda faz eco nos lares brasileiros, mas é bem verdade que nos últimos anos a realidade tem sido diferente. Tradicionalmente o mês das mães e o mês de consagração à Maria na religião Católica, maio ganhou o status de mês das noivas (ou dos casamentos) por ser logo depois do período da quaresma, quando tradicionalmente o catolicismo não permite festejos nem fartura.
Na Europa essa tradição ganhou força por coincidir com o período do fim do inverno e da chegada da primavera, a estação das flores e do amor.
Segundo o IBGE, no Brasil se casam por ano aproximadamente 800 mil pessoas, a maioria delas realiza as cerimônias no mês de dezembro. Os pesquisadores do assunto afirmam que isso se deve a um fator financeiro: dezembro é o mês do décimo terceiro salário, além de coincidir com as férias de verão.
Mas para quem quer economizar, por incrível que pareça, o bom é fugir de dezembro e também de maio. Nesse período, por causa da grande procura, os produtos, as casas de recepção, os aluguéis de roupas e até mesmo os buffets ficam mais caros. Vale a pena se planejar para ter mais para gastar na lua-de-mel.
Como surgiu a cerimônia de casamento?
Alguns historiadores dizem que a cerimônia de casamento surgiu na Roma antiga e que depois, com a dominação desse povo por várias partes do mundo, a tradição se espalhou. Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos.
Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio, a pureza; rosas vermelhas, o amor; violetas, a modéstia; e as flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal. Há quem diga que o hábito da noiva usar véu tenha vindo da Grécia antiga.
Segundo a tradição, ele foi criado para proteger a noiva de maus olhados e também dos seus possíveis admiradores. Mas há muitos anos a Igreja Católica adotou o véu para mulheres dentro das igrejas, sejam elas noivas ou não.
* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Desing de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.
Comentários