CULTURA
Zarinha exibe ópera que Mozart compôs aos 14 anos
Professor Didier Guigue coordena a exibição do espetáculo e dá uma "aula" sobre a obra na noite desta quinta-feira (9), no Centro Cultural Zarinha, em João Pessoa.
Publicado em 09/04/2009 às 13:52
André Cananéa, do Jornal da Paraíba
Uma ópera composta pelo famoso Wofgang Amadeus Mozart quando ele era apenas um garoto de 14 anos. Mitridate, Re di Ponto (1770), entretanto, tornou-se uma referência, como ressalta o professor Didier Guigue. “A idade não deve enganar. É uma obra muito séria, muito tensa, muito dramática, inspirada na tragédia homônima do dramaturgo francês Jean Racine”, acrescenta o professor.
Didier exibe nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, no Zarinha Centro de Cultura (ZCC), a ópera de Mozart. É o segundo espetáculo do projeto ‘Noite de Ópera em Tambaú’, conduzido mensalmente pelo professor, que é doutor em Musicologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, cedido pela instituição para o projeto. As óperas são exibidas na sala de cinema do ZCC, seguido de uma “aula” sobre a obra, ministrada por Didier.
O projeto começou no mês passado com O Rapto do Serralho (1782). Para Didier, a estréia correspondeu às expectativas. “O projeto teve uma receptividade muito boa. Lotou a sala, com gente de todas as idades, estudantes, adultos, enfim, pessoas de diferentes horizontes”, comemora o idealizador do projeto.
Mitridate é pontuado pelo que houve de mais convencional e dramático na ópera até o século 19. Mostra o drama de um pai traído pelos dois filhos, tanto no plano político quanto amoroso. “Os espectadores certamente ficarão impressionados, não apenas com a música, composta por um ‘menino’ de apenas 14 anos de idade, mas também com as performances dos atores-cantores”, ressalta Didier.
Comentários