Entenda referências a Zé Katimba e Guarabira no desfile da São Clemente no RJ

São Clemente homenageou Zé Katimba com samba-enredo no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro.

Zé Katimba, compositor paraibano homenageado pela São Clemente no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro ! Foto: Divulgação/São Clemente

O paraibano Zé Katimba foi o grande homenageado no samba-enredo da São Clemente, no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. Zé Katimba é um dos grandes compositores da música brasileira, e teve sua história de vida contada numa das maiores festas de cultura popular do mundo.

Natural de Guarabira, no Brejo paraibano, José Camelo, conhecido como Zé Katimba, é um dos fundadores da Escola Imperatriz Leopoldinense, onde foi um dos baluartes, passistas, ritmistas e mestre-sala.

Em mais de 60 anos de dedicação a escola, os versos de “Só dá Lalá” garantiram o bicampeonato da Imperatriz em 1981 e como reedição, trouxe a escola à elite do Carnaval no ano de 2020.

Zé Katimba é homenageado em samba enredo da São Clemente no Carnaval de 2024.
Zé Katimba é homenageado em samba enredo da São Clemente no Carnaval de 2024 | Foto: Divulgação/Zé Katimba.

Com a homenagem a Zé Katimba no desfile pela Série Ouro, a São Clemente disputa uma vaga no Grupo Especial. A escola de samba foi rebaixada em 2022, após problemas estruturais no desfile em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo.

Em 2024, a São Clemente apresentou aos jurados o samba-enredo “Que grande destino reservaram pra você“, com elementos que referenciam não apenas o compositor paraibano, como também suas raízes, como a cidade de Guarabira.

Referências do desfile

Na comissão de frente, o cordel nordestino ganhou destaque com coreografia assinada por Bruna Lopes.

Na Ala das Baianas, uma homenagem a Guarabira, com elementos de Nossa Senhora da Luz.

No carro abre alas, outra homenagem à cidade de Zé Katimba: “Guarabira em Festa”. O carro alegórico com elementos do São João foi também o levou o nome da São Clemente, abrindo caminho para os demais.

Zé Katimba
Zé Katimba e a comissão de frente da São Clemente no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro | Foto: Vitor Costa/Divulgação/São Clemente

No carro alegórico também estava o próprio Zé Katimba, que desfilou em cima de uma grande estrutura celebrando a homenagem.

Ao longo do desfile também as composições de Zé também foram referenciadas, e Escola Imperatriz Leopoldinense, onde o paraibano se consolidou como um dos principais nomes do carnaval do Rio de Janeiro, foi homenageada.

A rainha de bateria da São Clemente, Raphaela Gomes, que é neta do fundador e filha do atual presidente, mesmo após sofrer um acidente, desfilou.

Samba-enredo da São Clemente

Nordeste faz a festa e vem provar
O doce mel da sua melodia
Derrama em suas notas musicais
Poesia que contagia

Que salta e ganha vida no papel
Virou literatura de cordel
Ó mestre, os sinos da igrejinha vão tocar
Saudando seu filho, que empresta seu brilho pra gente sambar!

Zé, corre em suas veias
A preta e amarela que te homenageia
Fez da luta seu altar

Incendeia paixão
Coração tá feliz
Bate no peito diz
Ramos é minha raiz

Muitas vitórias na Avenida celebrou
Um personagem que a novela consagrou
Ao disputar samba a primeira vez
É Campeão e sua história então se fez

Foi no Rio onde tudo começou
No morro construiu suas canções
E seduziu eternos foliões
Na mala um mundo de emoções

A São Clemente traz Zé Katimba
Poeta de respeito faz brilhar as minhas rimas
No sonho uma sereia vem prever
Que grande destino reservaram pra você!

Vem, como é bom voltar
Guarabira em festa quer te abraçar

Quem é Zé Katimba

O paraibano Zé Katimba é um cantor e compositor natural de Guarabira, na Paraíba. Foi um dos fundadores da escola Imperatriz Leopoldinense.

Cantor e compositor paraibano Zé Katimba, samba-enredo da São Clemente
Zé Katimba, artista paraibano | Foto: Arquivo

Zé chegou ao Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, viajando clandestinamente em um navio de cargas. Nessa época, Zé ainda não se chamava de Katimba e encontrou uma cigana que prenunciou boa sorte em sua vida com a frase “Que grande destino reservaram pra você!”

Em sua carreira, Zé Katimba deu voz às mulheres, aos negros, aos nordestinos e aos sertanejos que sempre lutaram contra a exclusão social.

Katimba também retratou sua vida amorosa em suas obras, como “Recriando a Criação”, “Gata selvagem”, “Jaguatirica”, “É Preciso Amar” e “Na Minha Veia”, que são algumas das mais de setecentas obras do compositor.