CULTURA
Zeca Baleiro fala ao JP sobre Sérgio Sampaio
Sampáio Morreu ao 47 anos quando se preparava pra lançar o quarto CD da carreira, Cruel.
Publicado em 03/11/2011 às 6:30
Nos versos do poeta, 'tudo o que se ganha nessa vida é pra perder', mas na vida real, Sérgio Sampaio (1947-1994) nunca conseguiu apagar o título de maldido da MPB. Cantor e compositor de carreira curta, o músico deixou três discos gravados e, anos mais tarde, a discografia dele foi ampliada com o lançamento do CD póstumo Cruel e agora, os admiradores dele recebem o álbum Sinceramente remasterizado.
O disco sai pela Saravá Discos, gravadora do cantor maranhense Zeca Baleiro. São 11 faixas de autoria de Sérgio Sampaio e uma em parceria com Sérgio Natureza, 'Cabra cega'. Ele também interpreta todas as canções, mas divide 'Doce melodia' com o parceiro Luiz Melodia.
Em entrevista ao JP, Zeca Baleiro diz que Sérgio ganhou essa pecha de maldito nos anos 70, junto a outros caras "cheios de opinião e um tanto rebeldes", como Tom Zé, Franco, Luiz Melodia, Macalé. "Mas isso não faz mais sentido hoje", opina. "Se ele estivesse vivo, talvez estivesse num bom lugar, como alguns desses que citei". Zeca explicou, ainda, que Sampaio era talentoso e genial, só tinha dificuldade de se adaptar ao mercado.
Segundo ele, a iniciativa de relançar o terceiro álbum de Sampaio foi motivada pelo fato dele ser pouco conhecido e ter uma discografia pequena, além de que Sinceramente ainda não havia saído em CD, existia apenas o vinil de 1982.
Sampaio 'balançou' o país com 'Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua', em 1972, mas daí pra frente viu a própria carreira se estagnar, no mesmo ritmo em que se tornava um compositor mais apurado, maduro e melodista sensível.
Morreu ao 47 anos em 1994 quando se preparava pra lançar o quarto CD da carreira, Cruel, que saiu anos depois também pela Saravá Discos.
O empenho do Baleiro em dar a Sérgio o seu lugar vem da admiração de fã. "Fui conhecendo seus discos e me encantando cada vez mais. Sempre senti grande afinidade com a música e a poesia do Sampaio", diz.
Comentários