icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Zélia faz tributo ao Nego Dito

Cantora Zélia Duncan lança o álbum 'Tudo Esclarecido' que tem apenas composições de Itamar Assumpção. 

Publicado em 30/11/2012 às 6:00


Um ciclo se fecha da maneira mais saudável possível para Zélia Duncan. A cantora e compositora, que completou 30 anos de carreira em 2011, tinha três desejos para celebrar a data redonda de sua trajetória artística.

O primeiro era gravar um DVD ao vivo de seu disco Pelo Sabor do Gesto, missão que ela cumpriu no ano passado no Teatro Municipal de Niterói, sua cidade natal.

O segundo, fazer um espetáculo só com músicas de Luiz Tatit, Tô Tatiando, com o qual ela segue em cartaz.

E o terceiro, gravar um disco apenas com composições de Itamar Assumpção (1949-2003), Tudo Esclarecido (Warner, R$ 27,90 em média), que ela acaba de lançar.

O álbum, que conta com participações de Ney Matogrosso e Martinho da Vila, músicos como Marcelo Jeneci, Pedro Sá, Christiaan Oyens, Stephane Sanjuan, Thiago Silva e produção de Kassin, sairá nas versões CD normal, digipack e uma edição especial, com um livreto de 40 páginas.

E a homenagem a Itamar está longe de ser prestada por uma aventureira ou oportunista. Zélia, que conhece muito bem a obra do compositor e expoente da Vanguarda Paulista nos anos 1980, já havia gravado 11 temas do 'Nego Dito' ao longo de sua carreira.
Ao contrário do que possa parecer, com o título Tudo Esclarecido, a cantora fluminense nega a intenção de fazer deste disco um tributo didático ou cronológico.

"Foi tudo muito intuitivo. Quem ouvir o disco vai conhecer algo bem variado, a música grandiosa do Itamar. Eu amo esse cara, que eu vinha homenageando fazia tempo", diz.

"E ele era um compositor popular, por mais paradoxal que isso possa soar. O disco ficou alegre, no sentido de ter leveza", completa a cantora, falando sobre o alcance da música de Itamar, por mais que ele tenha ganhado rótulos de 'maldito' e de um compositor 'difícil'.

Tudo Esclarecido tem 13 faixas, sendo sete regravações de temas pouco conhecidos de Itamar, além de seis inéditas. Uma delas é 'Zélia Mãe Joana', feita pelo 'Nego Dito' para a cantora, exaltando a relação de admiração que os dois sempre tiveram.

LEQUE DE VARIEDADES
"Eu já tinha esse material guardado, não precisei pedir, já tinha esse leque de variedades", diz Zélia.

O "leque de variedades" diz respeito à diversidade de gêneros que aparecem no disco.

Tem o samba rock funkeado 'Cabelo duro', o xote 'Isso não vai ficar assim", as baladas 'Mal menor' e 'Noite torta'.

Há também o samba 'É de estarrecer', entre outros estilos, como o forró 'Vê se me esquece', todos com a densidade das criações de Itamar, mas que soam extremamente pop e inteligíveis. (Da Folhapress)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp