Vendas do comércio varejista caem 11,2% na PB em dezembro de 2021

Pesquisa da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE mostra volume de vendas do comércio varejista ampliado comparado a dezembro de 2020.

Itens de vestuário devem ser os mais presenteados pelos consumidores no Dia das Mães – Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Em dezembro de 2021, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, caiu 11,2% se comparado ao mesmo período de 2020, na Paraíba. Considerando os doze meses do ano, a redução foi de 4% com relação ao ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As estatísticas estaduais do comércio varejista ampliado mostram que a Paraíba teve o segundo pior cenário, em todo o país, em dezembro de 2021, apresentando uma queda nas veda superior apenas ao Distrito Federal.

Os resultados negativos atingiram outras 15 unidades da federação, com destaque para Amapá (-12,1%) e Distrito Federal (-11,3%). Na outra ponta, figuram 11 estados, com destaque para: Tocantins (10,9%), Espírito Santo (9,5%) e Goiás (8,5%).

A nível nacional, o volume de vendas do comércio varejista ampliado variou 0,3% ante novembro, recuou 2,7% em relação a dezembro do ano anterior e acumulou alta de 4,5% em 2021.

Comércio varejista teve resultado positivo no acumulado do ano

No ano de 2021, o comércio varejista acumulou 1,4% de crescimento em relação a 2020, ficando bem próximo aos percentuais de crescimento registrados nos dois anos anteriores (1,2% em 2020 e 1,8% em 2021). O resultado é o quinto consecutivo no campo positivo. Em termos setoriais, 2021 registrou valores positivos para quatro atividades do comércio varejista: Tecidos, vestuário e calçados (13,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,8%) e Combustíveis e lubrificantes (0,3%).

Por outro lado, quatro atividades acumularam perda nessa comparação: livros, jornais, revistas e papelaria (-16,9%), Móveis e eletrodomésticos (-7,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%).

No comércio varejista ampliado, oas atividades de Veículos e motos, partes e peças e de Material de Construção acumularam ganhos de 14,9% e de 4,4%, respectivamente, em 2021.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,3%), tecidos, vestuário e calçados (3,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) tiveram resultados positivos na comparação com o segundo semestre de 2020. Essas atividades também encerraram o ano com resultados positivos (9,8%, 13,8% e 12,7%, respectivamente), assim como os combustíveis e lubrificantes (0,3%)