ECONOMIA
Busca a dinheiro esquecido tem mais de 100 milhões de consultas
Foi criado um novo canal na internet para abrigar as consultas de clientes por dinheiro esquecido nas instituições financeiras.
Publicado em 22/02/2022 às 10:37
Mais de 100 milhões de pessoas físicas e empresas já fizeram consultas ao sistema que busca valores esquecidos em instituições financeiras, conforme informou o Banco Central (BC). Desde a abertura do site, na noite de domingo (13), até esta segunda-feira (21), 102,7 milhões consultas foram registradas. Desde a última sexta-feira (18), cerca de 6 milhões acessaram a página.
Desse total, 100,1 milhões de consultas foram feitas por pessoas físicas e 2,5 milhões, por pessoas jurídicas. De acordo com o BC, 22,05 milhões resultaram em saldos a resgatar, dos quais 21,8 milhões se referem a pessoas físicas e 251 mil a empresas.
Consulta ao dinheiro esquecido
A consulta pode ser feita por qualquer cidadão ou empresa em qualquer horário, agora pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.. No entanto, caso o sistema informe recursos a receber, os usuários foram divididos em três grupos, baseados na data de nascimento ou na data de fundação da empresa.
Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.
Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.
Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.
Calendário do Banco Central - valores a receber
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br/
- Indique o CPF ou CNPJ para consultar a existência de recursos para saque.
- A página vai informar uma data paracalendário do resgate de dinheiro esquecido.
- Na data informada, retorne à mesma página.
- Use seu login gov.br para acessar o sistema (clique aqui para ver como criar conta)
- Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência.
Como será o pagamento?
A devolução será preferencialmente por PIX. Após acessar o sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.
Comentários