ECONOMIA
428 anos de história
Publicado em 04/08/2013 às 8:00
Trinta quilômetros de praias cercadas por coqueirais e um horizonte radiante que clareia logo cedo, convidando a todos para um novo dia. Aqui, na terra onde o sol nasce primeiro, o turista pode caminhar sossegado pelo calçadão da praia de Tambaú e observar os barcos pesqueiros ancorados à beira-mar desenhando um belo quadro da cidade.
Com o título de terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa comemora nesta segunda-feira (5) 428 anos de história. Apesar da idade avançada, em alguns pontos da cidade o tempo parece não ter passado. Casarões antigos e edificações datadas do início da colonização ainda são bem preservados por aqui, como é o caso da primeira capela da cidade que foi erguida onde hoje se situa a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico de João Pessoa abrange 502 edificações e uma área de aproximadamente 370 mil m². No local, tem opção para quem gosta do baculejo com o projeto Sabadinho Bom que acontece sempre aos sábados, a partir do meio-dia, na praça Rio Branco. A diversão fica por conta dos artistas locais que trazem sempre um pouco de samba e chorinho para animar o público. Para quem prefere fugir da agitação, o Centro Cultural São Francisco conta com exposições de arte sacra e oferece um passeio guiado pelas instalações do complexo barroco que é considero um dos mais importantes do Brasil.
Bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, a capital paraibana revela ainda paisagens surpreendentes em meio às construções antigas, como entardecer visto do antigo Hotel Globo, que fica no Porto do Capim. De lá, é possível ver o sol se pôr no horizonte cortado pelas margens do rio Sanhauá.
O litoral exuberante de águas quentes, limpas e calmas é ainda um dos maiores atrativos para quem vem conhecer a cidade. O Farol do Cabo Branco, um dos únicos em formato triangular, fica em cima de uma falésia com muita vegetação preservada. Mais à frente, um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo, o Ponto Extremo Oriental das Américas. João Pessoa é o ponto mais próximo do continente africano. O local onde os raios solares primeiro despontam na América do Sul. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias como: Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.
Comentários