ECONOMIA
A menos de um mês da Copa, apenas 50% dos pequenos negócios na PB se sentem preparados
Pesquisa divulgada pelo Sebrae também revela detalhes sobre a expectativa de faturamento para o período de jogos da competição
Publicado em 26/10/2022 às 12:26
Do encontro entre amigos em restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas à compra de camisas, chuteiras, bandeiras e itens de decoração. É nesse cenário de expectativa que o mercado se prepara para ampliar o volume de vendas e gerar novas oportunidades para o período de jogos da Copa do Mundo de 2022. Na Paraíba, segundo dados da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios publicada pela Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae, apenas 50% dos empreendimentos se sentem preparados para o momento.
Nesta primeira edição da publicação, a pesquisa também apresentou detalhes sobre a expectativa de faturamento entre os donos de pequenos negócios. Conforme os dados, 23% dos entrevistados responderam acreditar no aumento do faturamento devido ao evento, enquanto 37% avaliam nem aumentar, nem diminuir o lucro. Por sua vez, 12% dos empreendedores acreditam que terão redução e 28% não souberam responder.
Segundo o especialista da Fundação Dom Cabral (FDC), Horácio Forte, o processo de preparação dos pequenos negócios em vista da competição é essencial. Segundo ele, esse aspecto pode também ser determinante para o resultado do faturamento. “É preciso aproveitar não apenas o momento dos jogos, mas o período que antecede a competição. Efetuar compras de forma antecipada, elaborar o cálculo de previsibilidade e promover também o treinamento de todos para que o estabelecimento atenda o cliente ofertando uma experiência positiva. É importante entender esse contexto como uma oportunidade de crescimento”, pontuou.
Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o evento da Copa, por se tratar de uma competição mundial provoca uma comoção coletiva pelo sucesso da seleção e isso gera uma grande mobilização social, assim como causa reflexo também nos segmentos que formam a economia. “Mobiliza diversos segmentos de empresas, desde toda a cadeia de alimentação fora do lar, varejo de alimentação, vestuário, lojas de artigos para festas, dentre outros. É um mercado sazonal que movimenta bilhões de reais e que está diretamente relacionado com o lado afetivo-emocional das pessoas”, comentou.
“O Sebrae orienta nivelar os investimentos em estoques e preparação para o atendimento da demanda com cautela, já que grande parte do interesse depende do desempenho da seleção na competição. Investir no marketing para atrair os clientes torcedores para a fase de grupos e tentar aproveitar o máximo deste período que normalmente dura de 12 a 15 dias”, concluiu Ivani Costa.
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