icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Abate de frango tem alta de 10,5% na PB

Dados divulgados pelo IBGE mostram que a Paraiba ocupa o terceiro melhor desempenho do Nordeste no abate de frangos.

Publicado em 28/06/2012 às 6:00


O abate de frangos na Paraíba registrou alta de 10,5% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2011, os três primeiros meses do ano totalizaram 4,155 milhões de frangos abatidos no Estado, enquanto neste ano esse número subiu para 4,593 milhões. O Estado aparece como o terceiro de melhor desempenho no Nordeste. Avaliando o desempenho de todo o Nordeste, a produção paraibana ficou atrás apenas dos estados da Bahia e de Pernambuco, que apresentaram, respectivamente, um total de 19,846 milhões e de 12,791 milhões nos primeiros meses de 2012 (no ano passado, esses estados totalizaram 15,944 milhões e 13,804 milhões). A Bahia, líder do ranking, teve um incremento de 24,5% na sua produção e Pernambuco, apesar de ter permanecido na segunda posição, caiu em termos percentuais em 7,3%.

Já com relação ao estado que apresentou um maior aumento no número de frangos abatidos, o Piauí aparece como líder absoluto, com 62,5% de crescimento, passando de 1,273 milhões em 2011 para 2,069 milhões em 2012. Na segunda posição vem a Bahia (24,5%), seguida pela Paraíba, no terceiro lugar do ranking.

O desempenho positivo apresentado pela Paraíba no estudo deve-se, entre outros fatores, ao crescimento constante do consumo da carne de frango pela população das classes C e D.

“A carne de frango tem um preço acessível e é mais saudável, então vem atraindo cada vez mais o consumidor. Nos últimos dez anos pudemos perceber um aumento gradativo do consumo, girando em torno dos 5% a 8%, e isso é o que faz a produção também crescer, para suprir a demanda da população”, opinou o diretor-executivo da indústria Guaraves, Veronildo Coutinho.

Ele também afirma que a Paraíba tem um grande potencial na área, por ter condições climáticas e recursos hídricos que permitem a produção de uma carne de qualidade. Por esses motivos, a produção paraibana é, atualmente, autossuficiente, não havendo necessidade de trazer a carne de frango de fora.

Quanto à venda da carne local para outros mercados, ainda é pequena. “Nosso foco é essencialmente voltado para o mercado interno", diz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp