ECONOMIA
Alimentação fora do lar ganha força
Com projeção de elevação de 50% sobre outros domingos, Abrasel-PB recomenda que famílias evitem horário de pico.
Publicado em 12/05/2013 às 11:00
Este domingo será mais uma oportunidade dos filhos oferecerem um presente adicional às mães: 'comer fora'. Um ambiente diferente, pratos deliciosos e nenhuma louça para lavar são aspectos que fazem da ida a um restaurante uma excelente alternativa para o Dia das Mães. Os estabelecimentos de João Pessoa esperam um faturamento até 50% maior do que os dias comuns, segundo Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB).
A recomendação da entidade é que as famílias cheguem mais cedo aos restaurantes e evitem o período de pico (de 12h às 14h). "Boa parte dos restaurantes vão aumentar equipe de funcionários e o número de mesas, mas é importante os consumidores também trabalharem a conscientização do tempo que permanecerão na mesa", revelou o presidente Marcos Mozzini.
Ele lembrou ainda que os restaurantes vão precisar trabalhar agilidade no atendimento das mesas para ganharem tempo na rotatividade das mesas.
Para os filhos, restará sair mais cedo de casa para evitar esperar nas filas. “Não fazemos reservas, porque o fluxo de pessoas é muito grande. Acontece de haver fila na entrada do restaurante, porque a casa sempre enche”, explicou a gerente da Adega do Alfredo, Rejane Nébia. Lá, os empresários optaram por abrir meia hora mais cedo para atender até o último cliente. “Abriremos às 11h30 e os 80 lugares deverão ficar cheios. A alta deverá ser de 40% sobre um domingo comum”, acrescentou.
A Adega segue a recomendação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) que sugeriu que os restaurantes abram mais cedo, fechem mais tarde do domingo. Além disso, que aumentem o número de mesas, para evitar transtornos como as filas.
Neste caso, o Coelhos, nos Bancários, é outro restaurante que abrirá mais cedo no domingo. “A expectativa é de encher os 420 lugares e, para o dia movimentado, abriremos as 10h. Quem quiser garantir o lugar, é melhor chegar um pouco mais cedo e se programar com antecedência. Domingo é um dia muito bom e nós ofereceremos uma mesa de frutas para recepcionar as mães”, lembrou a representante da empresa, Andrezza Coelho.
Agradar as mamães com uma lembrança carinhosa será também será a estratégia da Canoa dos Camarões. Segundo o administrativo, Emerson Diego, os 90 lugares estarão cheios no final de semana. “Nós daremos um presentinho para as mães, que será uma rosa ou chocolates. A música ao vivo também será um atrativo. As pessoas ligam para fazer reserva, mas não faremos para este dia”, completou.
De acordo com a recursos humanos do restaurante Mangai, Flávia Azevedo, a empresa também tem as melhores expectativas para o Dia das Mães. “O buffet estará caprichado e os nossos 400 lugares estarão ocupados, sem dúvidas.
Abriremos às 11h e seguiremos até as 22h”, contou.
No caso do Sal e Brasa, no bairro do Bessa, a expectativa é a maior possível. “Normalmente elevamos nosso faturamento em 50% sobre os dias comuns. Os 350 lugares ficam lotados e o piano ambiente traz um clima agradável”, pontuou o diretor do restaurante Haroldo Melo.
Na Picanha do Bastos, em Tambaú, o percentual esperado é o mesmo. “O buffet será diferenciado para agradar aos clientes neste dia. Também faremos uma decoração temática para que a data seja comemorada de uma forma mais especial”, finalizou a assessora de marketing, Wanielly Di Lorenzo.
BRASIL SABOR
Uma vez no restaurante, no domingo, vale também arriscar em uma receita diferenciada.
Muito bem calculado, o Brasil Sabor – festival gastronômico da Abrasel/PB – acontece na capital, de 2 a 26 de maio deste ano, e na Rainha da Borborema, de 7 a 30 do mesmo mês.
Comentários