ECONOMIA
Anatel suspende vendas da Tim
Medida cautelar foi motivada pelo aumento das reclamações; vendas de chips estarão suspensas a partir desta segunda-feira (23).
Publicado em 19/07/2012 às 6:00
As vendas de chips da operadora de celulares Tim será suspensa na Paraíba a partir da próxima segunda-feira. A decisão foi anunciada ontem pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, durante coletiva de imprensa, em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa da agência, a medida cautelar foi motivada pelo aumento das reclamações, desde o ano passado, o que caracterizaria a empresa como sendo a 'pior' em prestação de serviços do Estado.
Além da Tim, a Oi e a Claro também ficarão proibidas de comercializar novas linhas, só que em outros estados do Brasil. Em todas as Unidades da Federação (UF) e Distrito Federal pelo menos uma das três empresas sofreu com a medida.
A operadora suspensa na Paraíba obteve a cotação mais baixa, no que diz respeito à prestação de serviços, no DF e em mais 17 estados brasileiros, dos quais oito pertencem à região Nordeste. As vendas da Oi foram suspensas em cinco estados e as da Claro em três.
Tanto coordenador do Procon Municipal de João Pessoa, Marcos André Araújo, quanto a secretária-executiva do Procon Estadual, Klébia Ludgério, asseguraram que fiscalizações serão realizadas para verificar o cumprimento da medida. “A Anatel corrobora com o serviço que estamos fazendo na cidade há algum tempo. A partir de agora, com mais ênfase, todas as empresas, terão que se comprometer a melhorar seu serviço”, comentou Marcos André, acrescentando que a determinação da Anatel não irá prejudicar qualquer cliente atual de nenhuma das operadoras. “Na verdade, ela resguardou o consumidor, porque não adianta ter uma linha, se o serviço não for bem prestado”, explicou.
O promotor do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ranieri Dantas, lembrou que em março deste ano o MP e representantes da Anatel se reuniram em audiência pública para tratar da situação das operadoras no Estado. “Na ocasião, identificamos problemas em todas as empresas, mas a Tim foi mais constante, de fato”, comentou. Após a audiência, um Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado com a Oi, que também possuía grande número de reclamações.
Segundo Dantas, até o próximo mês a Anatel deverá enviar um relatório técnico sobre as quatro operadoras de celular que ofertam serviços na Paraíba. “A partir deste relatório, tomaremos um posicionamento que poderá atingir não só a Tim, mas todas as companhias que apresentarem irregularidades”, disse.
De acordo com a Anatel, as prestadoras deverão apresentar um plano de melhoria de serviços, detalhado por UF, em até 30 dias. Somente após a análise e aprovação destes planos, as vendas poderão ser retomadas.
Comentários