ECONOMIA
Artesãs 'Sereias da Penha' inauguram sua primeira loja em João Pessoa
Peças produzidas com escamas de peixe, sementes de coco, pérolas, fio de cobre e muita criativadade podem ser compradas na Penha.
Publicado em 17/06/2015 às 11:03
As artesãs da Praia da Penha, mais conhecidas por 'Sereias da Penha' inauguram a sua primeira loja nesta quinta-feira (18), às 15h30, localizada na Penha, onde elas vão comercializar as bolsas, colares, pulseiras, arranjos de cabelo e vestuário produzidas com escamas de peixe, sementes de coco, pérolas, fio de cobre, macramê, crochê e muita criatividade. As peças do projeto alcançaram ascenção após o sucesso no desfile no São Paulo Fashion Week (SPFW).
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Sebrae Paraíba, que possibilitou as mulheres artesãs capacitação, tendo uma nova atividade econômica.
As sereias são artesãs das praias da Penha e Jacarapé, que participaram do curso de biojoias, pelo Pronatec Mulheres Mil, e acabaram chamando atenção pela produção de peças utilizando a escama de peixe como matéria-prima.
A parceria entre as instituições possibilitou a vinda do designer mineiro Ronaldo Fraga, que ministrou cursos de aperfeiçoamento e incorporou o uso de novas técnicas e novos materiais, trazendo mais qualidade para as peças e um maior senso estético para as artesãs. A participação do mineiro resultou na criação de duas coleções. A segunda foi a apresentada no São Paulo Fashion Week.
Desfile em João Pessoa
No próximo dia 6 de agosto, as biojoias desenvolvidas pelas artesãs em parceria com o estilista Ronaldo Fraga para o desfile no SPFW ganharão as passarelas novamente. O desfile que aconteceu em São Paulo no mês de abril deste ano, será apresentado para o público pessoense na Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano.
Comentários