ECONOMIA
Artigos de decoração abrem vendas do Natal
Algumas lojas já exibem produtos para decoração natalina; expectativa é de que a procura do consumidor este ano aumente entre 10% e 20%.
Publicado em 01/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
A chegada do mês de novembro traz a expectativa dos lojistas incrementarem o faturamento com as tradicionais compras de final de ano. Algumas lojas segmentadas de João Pessoa já exibem os coloridos dos produtos natalinos de artigos de decoração como árvores, pisca-pisca e guirlanda, que são os primeiros itens comprados pelo consumidor, que dão o pontapé de vendas do período. A expectativa é de que a procura do consumidor este ano aumente entre 10% e 20% em comparação ao mesmo período de 2012.
“A maior procura de itens para o Natal começa na primeira semana de novembro e vai até o dia 10 de dezembro. Estamos otimistas em relação às vendas e esperamos um aumento entre 10% e 20% em comparação ao ano anterior. O nosso estoque ainda não chegou por completo, mas a loja oferece árvores de Natal a partir de R$ 4,90, de 30 centímetros, até de R$ 1.190,00, de três metros”, contou o gerente da loja Atacadão dos Presentes, da Lagoa, José Nunes da Silva.
Na lojas ainda há vestígio dos brinquedos do Dia das Crianças, mas os itens natalinos estão cada vez mais ocupando espaços nos corredores e prateleiras. “Para nós, o Natal é uma das três principais melhores datas para vendas no ano. Em primeiro lugar vem material escolar, depois Dia das Crianças e em terceiro o Natal”, explicou.
Como os produtos de decoração natalina ocorrem com antecedência, há estabelecimentos que já expõem seu mix desde o dia 14 de outubro. Este foi o exemplo da Casa Chang, outra loja que investe no segmento. O empreendimento traz, entre as novidades deste ano, o pisca-pisca que pode ser manuseado por controle remoto, de cinco metros de comprimento, que custa R$ 89,00. Outro produto que não foi oferecido no ano passado foi o Papai Noel de Jardim, que custa R$ 99,00 e tem a opção de ficar iluminado.
O gerente da loja Chang, José Fernando de Souza, revelou que espera um aumento nas vendas de 8% a 10% em relação a 2012. “Temos alguma coisa já em estoque, mas ele ainda não está completo. Porém, não devemos investir mais do que o ano passado. Para nós, o Natal é o melhor período para vendas, em seguida vem o Dia dos Namorados e Dia das Crianças”, disse José Fernando.
CAUTELA NA PREVISÃO
Os lojistas afirmam que ainda é cedo para avaliar o comportamento dos consumidores e explicam que, apesar de haver a concretização de algumas vendas, somente a partir da segunda semana de novembro o público investe na compra de decorações natalinas. Só a partir daí será possível, segundo eles, avaliar se as metas nas vendas serão atingidas.
Os empreendimentos do comércio que investem em produtos natalinos também contam com a presença de empresas, entidades ou grupos que consomem em maior quantidade para decorar as confraternizações de final de ano e decorar residências. “Nossas vendas são mais para consumidor final, enquanto compras em grosso apenas 5% do nosso faturamento. Geralmente quando aparece é de setores públicos”, disse José Fernando.
Já José Nunes contou que, na loja, quem busca grande quantidade de peças natalinas são moradores de condomínio, que se organizam festas de confraternizações.
CONSUMIDORES FAZEM PESQUISA
A dona de casa Adriana Belarmino era uma das consumidoras que já estava pesquisando preços dos produtos natalinos no comércio de João Pessoa. A tradição de renovar o ambiente do lar no Natal faz com que o público una peças antigas, de Natais anteriores, às novas aquisições. Isso contribui no incremento da renda dos lojistas.
"Estou procurando uma peça para o presépio, que já tenho há 20 anos. Ele é muito grande e todo ano incluo algo novo. Estou pesquisando os preços, mas não estou achando muita diferença do que observei no ano passado”, declarou Adriana Belarmino.
A funcionária Pública Selma Gomes estava admirando as vitrines das lojas em busca de um novo presépio. Ao contrário de Adriana Belarmino, ela declarou que os preços não estavam atrativos.
“Estou procurando algo diferente e que esteja dentro do meu orçamento. Por isso, vou pesquisar mais”.
Empolgada com a mudança para uma casa nova, a psicóloga Lucinha Pereira procurava uma árvore de Natal maior, de mais de dois metros. “A que eu gostei custa R$ 235,00, mas antes de comprar vou consultar a minha mãe”, revelou.
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