ECONOMIA
Atacarejo fica acirrado em JP
Aberturas de unidades das marcas Assaí e KarneKeijo na Paraíba, irá acirrar disputa no mercado que combina vendas no atacado e varejo.
Publicado em 11/09/2012 às 6:00
O segmento de atacarejo, que combina vendas no atacado e no varejo, ficará mais acirrado em João Pessoa. Depois do Grupo Pão de Açúcar anunciar a primeira unidade da marca Assaí, às margens da BR-230, o Grupo pernambucano KarneKeijo será o próximo a trazer uma nova loja atacadista para a capital paraibana.
Segundo informações colhidas no Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a nova loja deverá ser da marca Deskontão Atacado – unidade de negócio do Grupo especializada em atacado de autosserviço focado no atendimento 'food service', com venda em caixas fechadas ou unidades. O Sine da Paraíba seleciona até sexta-feira 900 vagas para novo supermercado (veja detalhes na matéria abaixo).
O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, explica que o KarneKeijo trabalha com uma proposta diferenciada. “Até onde eu sei a proposta é diferente daquela do Assaí. Eles deverão trazer uma loja que trabalhe preferencialmente com frios”, comenta.
O Deskontão tem foco nos gêneros de frigorificados, bebidas e material de higiene e limpeza.
Segundo Cícero, a unidade terá endereço nas proximidades do bairro do Geisel, próximo aos concorrentes Atacadão (Carrefour); Makro e também da bandeira Assaí.
Para o presidente da Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (ASPAD), Zezé Veríssimo, os novos 'atacarejos' fomentam a concorrência entre as lojas deste setor na capital, a exemplo dos atacadistas Makro e Atacadão. “Empresas de grande porte têm investido no Nordeste em virtude do crescimento da Região. O Grupo KarneKeijo também é muito forte no mercado, portanto um grande concorrente”, afirma.
Cícero Bernardo acrescenta que as perspectivas de crescimento de João Pessoa tornaram o mercado mais atrativo. “Essas empresas são sempre bem-vindas. É mais emprego e renda para a capital e o mercado é para todos”, completa.
O Grupo KarneKeijo foi fundado em novembro de 1978, na cidade de Igarassu, região metropolitana do Recife. Atualmente conta com quatro unidades de negócio (KarneKeijo Varejo, KarneKeijo Food Service, Deskontão Atacado e Tru Logística) e uma Cozinha Experimental. Em 2011, o Grupo faturou cerca de R$ 402 milhões, atuando em quase todo o Nordeste.
Até o fechamento desta edição, a assessoria do Grupo não comentou o volume investido nem o local da instalação da unidade em João Pessoa.
ABERTURA DO ASSAÍ
Segundo a assessoria do Grupo Pão de Açúcar, na Paraíba, a bandeira Assaí deverá ser inaugurada no final deste mês. A loja, com endereço no Geisel, vai gerar 200 postos diretos. O investimento será de R$ 20 milhões.
4ª NO RANKING
Na estimativa da empresa de consultoria McKinsey, João Pessoa aparece como a quarta capital do país que mais deve crescer até 2020.
Com taxa anual de 9%, João Pessoa empata com Porto Velho e Brasília, ficando atrás apenas de Maceió, Boa Vista e Macapá.
Comentários