ECONOMIA
Bairro de Areia Dourada, em Cabedelo, lidera valorização de imóveis
Área registrou crescimento de 100% no preço do metro quadrado novo em 2014. É a maior variação da Grande João Pessoa.
Publicado em 08/02/2015 às 8:00
No setor de investimento de imóveis na Grande João Pessoa, o bairro de Areia Dourada, em Cabedelo, surpreende o mercado imobiliário. O local apresentou a maior valorização do metro quadrado, segundo pesquisa de mercado do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), consolidada pelo tecnólogo em negócios imobiliários Fábio Henriques. A valorização foi de exatos 100% no período de 12 meses.
Em dezembro de 2013, o metro quadrado construído no bairro custava, em média, R$ 3.282,75, no mesmo mês de 2014 o preço dobrou, passando para R$ 6.567,08. O bairro foi disparado o de maior valorização entre os 28 relatados na pesquisa (veja o quadro).
Alto do Mateus, em João Pessoa, e Camboinha, em Cabedelo, também estão entre os bairros mais valorizados do ano passado. O primeiro com variação de 43,61% no valor do metro quadrado, e o segundo com 30,44%. Já Intermares, Jardim 13 de Maio, José Américo e Água Fria tiveram recuo nos preços de 2,73%, 1,66%, 0,34% e 0,1%, respectivamente.
O corretor de imóveis Fábio Henriques, responsável pela pesquisa, justificou a grande alta verificada em Areia Dourada com a construção de um novo condomínio de luxo à beira-mar, empreendimento de grande valor agregado, e que por isso está sendo vendido com preço do metro quadrado mais alto, elevando a média dos imóveis do bairro. Além disso, Fábio destacou que existe uma pressão pela valorização dos imóveis em Cabedelo, devido à construção do shopping em Intermares, que será um atrativo a mais para a região.
No ano de 2013, na mesma pesquisa, os bairros mais valorizados eram o Castelo Branco (40%), Bancários (34,04%) e Água Fria (34,5%), todos na Zona Sul de João Pessoa. Já em 2014, esses três bairros tiveram outro comportamento. Castelo Branco teve valorização média de 16,72%, Bancários apresentou variação de 6%, e o bairro de Água Fria ficou estável com -0,01%.
Fábio Henriques explicou que a valorização de um bairro depende muito do tipo de empreendimento que está sendo construído no bairro. “No caso específico dos Bancários, o que acontece é que era um bairro onde não havia prédios com elevador. Em 2013 começaram a ser feitos prédios com elevadores, por isso a valorização expandiu, e, em 2014, voltou a desacelerar porque não tem como manter o preço se elevando tanto todo ano”, detalhou.
Para Fábio Henriques, a tendência do mercado para 2015 é de crescimento, principalmente por causa da instalação da nova fábrica da Fiat, que funcionará em Goiana (PE), mas fica mais próxima de João Pessoa do que de Recife. “Já atendemos algumas pessoas da Fiat, que vieram procurar apartamento para alugar na capital. Se as pessoas derem preferência a se instalar aqui, vamos ver esse mercado crescer”, contou.
O corretor considera ainda que os imóveis podem passar a ser considerados uma melhor opção de investimento devido à insegurança econômica atual. “As pessoas estão com medo de investir na bolsa de valores, mas imóvel é sempre um bom investimento. Dá para comprar um apartamento tanto para revender depois, quanto para alugar para esse os empregados da Fiat, por exemplo”, avaliou.
O presidente do Sinduscon-JP, Fábio Sinval, concorda que a instalação da fábrica deve agitar o mercado. “Há outras empresas de autopeças que não foram instaladas e devem aumentar a procura por imóveis em João Pessoa”, espera.
Comentários