ECONOMIA
Banco de Crédito da PMJP liberou R$ 11,8 milhões
O Banco Cidadão vai reabrir as inscrições em janeiro e, para participar, o empreendedor deve procurar a Secretaria do Trabalho.
Publicado em 24/12/2015 às 7:27
O Banco Cidadão da Prefeitura Municipal de João Pessoa concedeu crédito de R$ 11.800.270, em 2015, um volume 37% maior que o disponibilizado no ano de 2014. Os recursos contribuíram para a abertura ou ampliação de 2.683 micronegócios, gerando ocupação e renda, e até postos de trabalho, considerando que muitos empreendedores atendidos pelo Banco Cidadão empregam funcionários.
De acordo com o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, os empréstimos não beneficiam apenas o empreendedor, mas famílias inteiras. “Se consideramos apenas o ano de 2015, com 2.683 operações de crédito, temos 2.683 famílias, ou aproximadamente 11 mil pessoas. Porém, alguns dos empreendedores têm funcionários. Há os que possuem até dez funcionários, então, o número de pessoas beneficiadas é muito maior”, explicou ele.
Antes da liberação de crédito, o Banco Cidadão realiza uma capacitação com os empreendedores para orientá-los sobre questões básicas na gestão de um negócio, como custo do serviço ou produto, lucro, investimento, marketing e vendas, entre outros temas. Em seguida, o empreendedor faz um plano de negócios conforme sua capacidade de pagamento.
“Queremos promover investimentos e não o endividamento. A capacitação é justamente para que os recursos sejam bem utilizados, contribuindo para o sucesso do empreendimento. Este é o diferencial do Banco Cidadão. Além disso, também realizamos visitas após a concessão do crédito, para avaliarmos se está tudo dentro do programado”, contou Diego Tavares.
O Banco Cidadão vai reabrir as inscrições em janeiro e, para participar, o empreendedor deve procurar a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. O proponente deve apresentar original e cópia de RG, CPF e comprovante de residência atual.
Comentários