ECONOMIA
Banco quer ampliar participação na economia
Interiorização da oferta de crédito está entre uma das metas do banco para ampliar a participação no mercado paraibano.
Publicado em 17/11/2012 às 6:00
Uma das metas do novo superintendente do BNB é ampliar a participação do banco na Paraíba. “Nossa ideia é tentar ampliar a participação do banco na economia do Estado por meio de alianças com instituições públicas e privadas, sindicatos e associações para interiorizar cada vez mais a oferta de crédito e alavancar a economia paraibana. Contamos com uma equipe extremamente motivada e estou certo de que alcançaremos marcas cada vez melhores”, aponta José Maria Vilar.
Uma das linhas de crédito mais barata ao empreendedor na Região é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Ele tem como público-alvo desde o pequeno agricultor familiar até grandes empresas, passando por diversos setores (agropecuária, indústria, comércio e serviços).
Recentemente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a redução da taxa de juros da linha para 2,5% ao ano para os contratos firmados até dezembro de 2012. Nos últimos quatro anos, o FNE emprestou R$ 1,8 bilhão aos paraibanos, o que representa 1,8% dos recursos destinados ao Nordeste. Segundo Vilar, somadas todas as linhas do BNB no Estado, o montante liberado foi de R$ 3,7 bilhões até o mês de setembro.
CURRÍCULO
Natural do município de Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte, José Maria Vilar, é funcionário de carreira do banco desde 1974, ano de ingresso no BNB. Formado em economia pela UFRN, com pós-graduação pela UnB e especialização em MBA em gestão empresarial pela FIA/USP, Vilar antes de assumir a superintendência na Paraíba, gerenciava a área estratégica da Direção Geral da sede do BNB, em Fortaleza.
Comentários