icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Banda larga móvel dobra na PB

Dados da Anatel mostram que acesso a internet por meio de modens 3G, aumentou 103% no estado.

Publicado em 21/03/2012 às 6:30


A Paraíba mais do que dobrou o número de conexões de banda larga móvel no ano passado. Em 2010, os usuários do Estado realizaram 241,957 mil acessos à internet através de modens 3G.

Este número chegou a 491,394 mil em 2011, representando um crescimento de 103%. Os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que este acréscimo foi de 99% no Brasil, onde as conexões partiram de 20,6 milhões em 2010 para 41,1 milhões no último ano.

Dados do primeiro bimestre de 2012 apontam que o número de conexões deverá ser maior até o final do ano. O levantamento da Anatel aponta 604,372 mil conexões de banda larga móvel feitas na Paraíba até fevereiro, um crescimento de 23% com relação ao número em dezembro de 2011.

Mesmo com este crescimento no volume de conexões 3G no Estado, apenas 55 dos municípios paraibanos (14,66%) possuem cobertura para este tipo de tecnologia, segundo informações da Anatel. Segundo o professor do IFPB, Joabson Nogueira, a cobertura tem crescido na Paraíba e este foi um dos motivos para o crescimento no número de acessos por banda larga móvel. “Havia uma defasagem do Estado e as operadoras agora estão ampliando e melhorando sua cobertura”, explica Joabson.

Em 2011, a Paraíba ultrapassou a média de mais de um celular por habitante. Atualmente, há 4,3 milhões de aparelhos móveis em funcionamento no Estado, representando 111,9 dispositivos para cada paraibano. A perspectiva é que um volume maior de paraibanos acessem e-mails, sites e redes sociais por meio de smartphones, tablets e outros aparelhos. “Estamos iniciando um cenário em que os dispositivos móveis terão telas maiores, serão mais interativos e, principalmente, com maior conectividade com internet”, destaca.

ACIMA DA MÉDIA
Tanto a estatística paraibana quanto a brasileira obtiveram crescimento bem maior do que a média mundial no número de conexões por 3G. De acordo com a UIT (União Internacional de Telecomunicações), entre 2010 e 2011, a banda larga móvel cresceu 26,2%.

Em janeiro deste ano, a Anatel uniformizou os critérios para contabilizar os acessos por meio de telefones celulares e modems entre as operadoras, o que levou a um crescimento de 4 milhões no número de acessos à banda larga móvel no país, afirmou Eduardo Tude, presidente da consultoria de telecomunicações Teleco.

Segundo o estudo da consultoria, 84% da população brasileira vive em áreas cobertas por banda larga móvel, um aumento de 15,7% em relação a 2010. A Teleco estima que, neste ano, os acessos à banda larga cheguem a 73 milhões no Brasil, número que deve subir para 124 milhões em 2014.

Hoje, no país, 20,9% das receitas das operadoras provêm de serviços de dados, número menor do que a média no Japão (cerca de 50%), nos EUA (aproximadamente 40%) e na Europa (por volta de 30%).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp