ECONOMIA
Cai índice de turismo de lazer na Região Metropolitana de JP
Com uma participação de 69,2% no ano anterior, o turismo de lazer caiu para 63,13% em 2012.
Publicado em 19/01/2013 às 17:34
Ainda que mantenha a liderança, o lazer caiu como razão de viagens à Região Metropolitana de João Pessoa em 2012. Com uma participação de 69,2% no ano anterior, o turismo de lazer caiu para 63,13% dos casos no ano passado, enquanto os deslocamentos em função de visitas a parentes ou amigos subiu de 26,41% para 32,84%.
A informação é do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep-PB) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae), que divulgou na manhã de ontem a sétima edição da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, que elenca o perfil do turista que chega à capital paraibana.
“Essa leve redução demonstrou que 2012 foi um ano atípico, não é comum esse tipo de redução. É claro que o turismo de lazer é prioritário, mas nossa aposta para este ano está nas viagens de negócios, que devem ter um forte incremento na demanda. A ideia é amenizar os efeitos da baixa temporada”, declarou o secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet.
No que diz respeito aos motivos da viagem, o levantamento destaca, ainda, os turistas que vêm à capital por motivos de trabalho ou negócios (2,12%), seguidos por razões relacionadas a eventos ou estudos (1,06%), tratamentos de saúde (0,64%) e compras (0,21%). Apesar das visitas a conhecidos ficarem em segundo lugar no ranking, a maioria dos turistas se hospeda em casas de parentes e amigos (36,23%), enquanto 33,26% ficam em hotéis e 18,43% em pousadas.
Com relação à companhia na viagem, o Ifep-PB calculou em 54,66% o percentual de turistas que viajam em família (51,48% das pessoas que visitam a cidade são casadas). Na segunda posição encontram-se os visitantes que vêm sozinhos à cidade, que correspondem a 27,33% dos casos, seguidos das viagens em grupo (16,53%) e através de excursão (1,27%). Cerca de 37,92% dos visitantes vêm da própria região Nordeste (principalmente de cidades do interior com Campina Grande ou de estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte), enquanto 28,18% são do Sudeste.
“O turista familiar é o que interessa ao município, até porque o perfil de João Pessoa é de uma cidade tranquila, com atrativos naturais, características que combinam com esse tipo de visitante”, acrescentou Roberto.
Entre os principais atrativos lembrados pelos turistas que visitaram a Grande João Pessoa no último ano, o destaque vai para o Pôr do Sol do Jacaré, o preferido de 58,05% dos entrevistados, o Mercado de Artesanato Paraibano (57,63%), o Farol do Cabo Branco (54,87%), o Hotel Tambaú (53,39%), a Estação Cabo Branco (53,2%), entre outros pontos citados.
Tais pontos turísticos já estão recebendo um tratamento especial por parte da prefeitura, trabalho que deve se intensificar em 2013.
“Estamos trabalhando na melhoria de alguns locais, com ações de limpeza, pintura e instalação de banheiros públicos no Farol do Cabo Branco, além de trabalhos dessa natureza na Igreja São Francisco e no Hotel Globo. Também devemos começar uma revitalização na Praça dos Três Poderes e na Casa da Pólvora ainda neste ano”, concluiu.
Já os aspectos negativos lembrados pelos turistas dizem respeito ao atendimento lento nos bares e restaurantes (15,04%), ao trânsito lento nos horários de pico e à falta de sinalização em direção ao aeroporto (ambos com 14,41%).
Comentários