ECONOMIA
Campina é destaque no setor
Alpargatas de Campina Grande produz 90% das havaianas do país e se destaca no setor, mas outros municípios despontam com potencial.
Publicado em 15/12/2012 às 6:00
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, o setor calçadista cresce em vários pontos do Estado. "Ele tem sua melhor posição em Campina Grande, em virtude da Alpargatas, mas Patos, Catolé do Rocha e João Pessoa demonstram grande potencial no setor”. A Alpargatas de Campina Grande é responsável por 90% da produção das havaianas do país, o carro-chefe das exportações da indústria.
Segundo Buega, existem 171 empresas formais na Paraíba calçadista, mas estima-se que, se acrescidas as informais, o número salte para 500. “É um segmento que emprega, aproximadamente, 20 mil trabalhadores paraibanos, o que representa quase 15% dos empregados da indústria manufatureira do Estado. Somos o terceiro maior polo do país e o segundo em exportações. É uma indústria que só tende a crescer", frisou. (Colaborou Maria Livia Cunha)
Comentários