icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Campina ganha primeira materioteca do NE

Implantação da materioteca é uma parceria do Senai com a Assintecal; materioteca funcionará no CTCC Albano Franco.

Publicado em 04/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:22

Espaços criados para a exposição de materiais e produtos referentes a um determinado setor de produção, as materiotecas beneficiam estudantes, trabalhadores e empresários, pois reúnem, em um só lugar, vários elementos utilizados ao longo do processo de criação e fabricação de um produto.

Considerada um polo na produção de calçados, a cidade de Campina Grande ganhará um espaço desse tipo, o primeiro do Nordeste, na próxima quarta-feira.

A materioteca da cidade funcionará no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado do SENAI (CTCC Albano Franco), no bairro de Bodocongó, e terá um acervo composto por cerca de 500 itens relacionados à produção de todos os tipos de calçados.

De acordo com o gerente do CTCC, Josué Casemiro, a materioteca de Campina Grande vai dar suporte as cerca de 200 empresas formais do setor de produção de calçados em atividade na Paraíba, sendo 89 delas localizadas na cidade, e também possibilitará a prospecção de novos clientes.

“O centro de tecnologia tem exatamente essa missão de dar suporte às empresas, tanto na formação de mão de obra, como nesse tipo de assessoria. Aqui o empresário vem buscar a confecção dos calçados, desde o seu desenho até a materialização do produto, e materioteca, só vem reforçar esse trabalho. Nela estarão expostos vários tipos de produtos utilizados na confecção dos calçados, inclusive as últimas tendências, assim como o contato dos fornecedores que vendem esse material”, explicou.

A implantação da materioteca de Campina Grande é uma parceria do Senai com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
O espaço será aberto ao público em geral, mas tem como alvo estudantes da área de produção de calçados, designers e empresários do setor.

Além do ambiente físico, os materiais, informações e contato de fornecedores da materioteca estarão disponíveis ao público em um site.

“A produção de calçados já é uma tradição na cidade e hoje emprega cerca de 28 mil pessoas no Estado. Nada melhor do que a instalação de um espaço como esse, que só vem contribuir para o processo de criação”, salientou ele, acrescentando que cerca de 300 alunos dos cursos técnicos do Senai serão beneficiados com o novo espaço de exposição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp