ECONOMIA
Caoa se reunirá com o governo
Encontro entre governo e executivos do grupo Caoa irá discutir instalação de uma montadora chinesa na Paraíba.
Publicado em 31/07/2012 às 6:00
A instalação de uma montadora do Grupo Caoa na Paraíba deverá ser discutida em reunião entre os executivos da empresa e o Governo do Estado, prevista para o mês agosto. O encontro, que estava marcado para o final de junho e foi adiado, irá tratar os detalhes da provável chegada de uma fábrica de automóveis de bandeira chinesa, projeto que, se concretizado, deverá gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado.
A estimativa é do secretário executivo da Indústria e do Comércio da Paraíba, Marcos Procópio. “Não temos uma data certa ainda, mas esse encontro deve ser realizado em meados de agosto”, revelou. Até o presente momento, porém, nada foi decidido a respeito do local onde a fábrica deverá ser instalada. Cidades como Alhandra e Campina Grande estão entre as cotadas, mas, segundo Marcos Procópio, a questão só será resolvida após um estudo aprofundado das condições locais por parte da Caoa.
“Quanto a isso, a decisão partirá da empresa, que deverá estudar uma série de fatores para se certificar de que o local oferece as melhores condições para a montadora. O saneamento, a qualificação da mão de obra, transporte, moradia para os executivos e fornecimento de energia são só algumas das variáveis. É importante que a empresa garanta a satisfação dos funcionários, por isso que ela tem de ter essa preocupação”, disse.
Pensando nesses fatores, o Governo do Estado deve investir em incentivos dos mais variados, de modo a atrair e garantir as melhores condições possíveis à nova montadora. “Além do incentivo tributário, o governo ainda deve se preocupar com a instalação de novas escolas, com o saneamento básico, o processo de capacitação, entre outros. É claro que isso tudo vai depender das carências que o local escolhido possa vir a ter e isso só saberemos depois”, explicou Marcos. Além disso, empresas secundárias que trabalharão em parceria com a fábrica também deverão ser beneficiadas. “Esse trabalho de incentivo deve ser verticalizado, ou seja, deve abranger tudo que atua no funcionamento da fábrica ainda que indiretamente”, garantiu.
A reportagem do Jornal da Paraíba entrou em contato com representantes do Grupo Caoa para comentar as negociações, mas foi informado de que, por enquanto, a empresa não se pronunciará sobre o assunto. A intenção de instalar uma montadora de automóveis na Paraíba foi anunciada por representantes do Grupo Caoa no final de maio. À época do anúncio, o valor estipulado em investimentos para a instalação do empreendimento foi de R$ 1,2 bilhão, totalizando R$ 7 bilhões quando somada também a instalação de fábricas secundárias. A marca da nova montadora que deverá ser trazida para o Brasil pelo Grupo Caoa ainda não foi revelada.
Caso a instalação na Paraíba seja confirmada, a montadora será a segunda do grupo no país. Em 2007, a Caoa inaugurou a unidade fabril da Hyundai do Brasil, em Goiás.
Comentários