ECONOMIA
Capacitação pode ser caminho para um futuro promissor
Para enfrentar o período de mercado de trabalho mais retraído, os trabalhadores precisam investir em capacitação para se diferenciar.
Publicado em 10/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:29
Em tempos de crise, o mercado de trabalho fica retraído. Para muitos, seja mais fácil desistir, mas para os persistentes essa palavra é trocada por novas oportunidades. Elas buscam, por meio da capacitação profissional, a diferença em relação aos seus concorrentes. Na terceira reportagem da série 'Enfrentando a crise', produzida pela Rede Paraíba de Comunicação, o JORNAL DA PARAÍBA ouviu especialistas que apontam a busca pela qualificação como o segredo para trilhar um caminho de sucesso.
É por meio da capacitação que Aílton Clementino sonha com um futuro melhor. No mês passado, ele iniciou o curso de manutenção de máquinas, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (Senai-PB), no polo do Distrito Industrial, em João Pessoa. Clementino sempre trabalhou em indústria, mas nunca buscou a qualificação. Acreditava que a prática era suficiente. Hoje, desempregado, ele percebe a importância de se ter um certificado de qualificação.
Nas aulas, ele segue atento aos ensinamentos do professor e até ajuda alguns colegas nas atividades. O curso de 200 horas é, para Clementino, uma chance de se recolocar no mercado de trabalho. “Eu já trabalhei com montagem de máquinas, mas hoje vejo, aqui no curso, que ainda tenho muito a aprender. As empresas só querem ficar com quem tem qualificação. Espero que depois do curso eu consiga um novo emprego, acredito nisso”, declarou.
No caso de Ricardo Santos, a carteira está assinada há quase dois anos, mas ele almeja crescer na indústria onde trabalha. Sua atual função é operador de máquinas, mas ele recebeu a proposta de trabalhar diretamente como mecânico, mas para isso foi orientado a se capacitar.
“O que eu percebo é que não faltam oportunidades a quem busca se aperfeiçoar naquilo que faz”, afirmou. Ele também é aluno do curso de manutenção de máquinas no Senai, pela manhã. Saindo de lá, Santos tem que cumprir a carga horária na empresa até 21h.
De acordo com a gestora de educação do Senai, Sônia Queiroz, a busca pela capacitação proporciona mudança de vida a pessoas que decidem fazer o diferencial em relação à concorrência. Segundo ela, a procura pelos cursos ofertados é alta durante todo o ano. Dentre os mais procurados estão mecânica geral, manutenção elétrica e construção civil. “Muitos dos nossos alunos almejam conquistar uma vaga no mercado de trabalho, mas há também aqueles que veem na capacitação uma oportunidade de subir na carreira”, declarou. Ainda há, segundo Sônia, os alunos que se capacitam com o objetivo de abrir o próprio negócio.
Nos próximos meses, o Senai vai abrir inscrições para o curso superior de automação industrial. Segundo Cláudia Lopes, diretora da faculdade, a instituição vai oferecer também cursos na área de pós-graduação de moda e de automação industrial e construção civil.
“A chegada da faculdade é um ganho para toda a sociedade que busca se destacar nesse meio tão competitivo”, frisou. Inicialmente a faculdade vai funcionar em João Pessoa, segundo informou Cláudia.
CABELEREIRA AMPLIA SERVIÇOS
Trabalhando em salão de beleza há oito anos, Anne Andrade decidiu buscar o aperfeiçoamento e se matriculou no curso de cabeleireiro oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com duração de seis meses. Anne busca mais que um certificado. Ela quer oferecer um serviço de qualidade às suas clientes. “Acho que a gente não deve se acomodar. O mercado está muito competitivo e só se destacam os profissionais que se qualificam”, declarou.
Quem também corre atrás da capacitação é Raisia Gomes, que trabalha como manicure, mas quer migrar para a atividade de cabeleireira. Ela disse que não quer ser uma aventureira no mercado, quer ser profissional. “Não quero atuar de forma irregular. Isso não é bom para mim, nem para os clientes. A qualificação vai me colocar onde quero, mas não vou parar por aqui”, afirmou Raisia.
A capacitação também é indispensável para quem deseja abrir o próprio negócio, a exemplo de Jane Macedo. Ela já trabalha na área de cabeleireiro, mas vai atrás da capacitação para formalizar a atividade e, claro, oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. “O conhecimento deve ser constante. Há muitos salões abertos, mas nem todos os profissionais estão antenados com as últimas tendências”, afirmou a aluna.
O curso de cabeleireiro é um dos mais procurados do Senac, segundo informou a professora Auda Maria da Silva. “Não faltam pessoas interessadas no curso. Aqui eles aprendem técnicas de coloração, de cortes, como receber o cliente no salão e toda a parte de gestão empresarial”, explicou Auda. Com duração de seis meses, o curso garante sala cheia e alunos entusiasmados com um futuro promissor, embora muito concorrido.
CAPACITAÇÃO DEVE SER META DOS TRABALHADORES
Quer garantir um lugar no mercado de trabalho? Busque a qualificação. Essa é a orientação da consultora de seleção Anna Carolina Nunes, da MRH Gestão. Segundo ela, essa busca deve existir independente da área na qual a pessoa atue.
“Mesmo que a pessoa não esteja inserida no mercado de trabalho, ela deve ter a capacitação como uma meta. É isso que vai deixá-lo atualizado e diferenciá-lo dos concorrentes”, declarou. Para quem está empregado, a capacitação pode ser uma forma de conseguir uma promoção da empresa, segundo Anna Carolina.
“É importante não pensar a busca pela capacitação como um ônus, mas sim como um investimento”, pontuou. De acordo com a consultora, a capacitação tem um peso a mais no currículo.
Ela lembrou que é cada vez mais comum as empresas oferecerem cursos de capacitação aos seus funcionários, como uma forma de melhorar o serviço oferecido. “Há empresas que investem em cursos de company, e outras têm faculdades próprias ou pagam cursos de curta duração aos seus funcionários, os quais não devem perder essas oportunidades nem achar que está perdendo tempo”, frisou.
As áreas ligadas a departamento pessoal, comercial e vendas são as que mais oferecem cursos de capacitação, segundo Anna Carolina. Por fim a consultora disse que, quando um gestor busca qualificar seu profissional, além de prepará-lo para o futuro, ele visa também a rentabilidade da empresa.
ONDE BUSCAR CAPACITAÇÃO?
Sebrae – oferece cursos para microempreendedores e empresários. Cursos o ano inteiro.
Senai – tem cursos para atender à demanda da área industrial. Há vagas abertas no momento para cursos de curta duração.
Senac – possui cursos profissionalizantes voltados para o comércio, serviço e turismo.
Há ainda diversas instituições privadas que oferecem cursos de qualificação o ano inteiro.
Cursos de nível superior (graduação e pós)
UFPB, IFPB, UFCG, UEPB, Unipê e demais instituições credenciadas pelo MEC.
Comentários